Folha de S. Paulo


Texturas brasileiras e apuro do jazz marcam novo álbum de Zéli Silva

O baixista Zéli Silva chega com moral ao quarto disco solo. Além de sua reconhecida técnica no trato do instrumento e das 11 composições sofisticadas do álbum "Una", o músico não poderia estar melhor acompanhado.

Formam o quinteto de Zéli o baterista Edu Ribeiro, que neste ano ganhou o Grammy de melhor álbum de jazz latino com o grupo Trio Corrente, e outros três instrumentistas renomados: Fernando Correa (guitarra e violão), Moisés Alves (piano) e Vitor Alcântara (saxofone e flauta).

O disco, lançado em São Paulo na semana passada em show no Centro Cultural Rio Verde, conta ainda com participações do pianista João Donato, dos violonistas Arismar do Espírito Santo e Chico Pinheiro e da flautista Léa Freire, entre outros.

O resultado é um conjunto de peças instrumentais que se encaixam em um mosaico de texturas brasileiríssimas, arranjadas com apuro do jazz.

A exceção é "Simplificando", com letra dedicada a João Donato, cantada docemente por Tatiana Parra.

A concepção do trabalho, embora baseada nos temas elaborados por Zéli, se sustenta muito nas dinâmicas da banda. Todos os instrumentistas solam e se destacam individualmente, mas o que mais cativa o ouvinte é a soma de cada elemento.

Há um único e inspirado momento em que o baixista dispensa a companhia dos quatro parceiros: "Arismeira" -faixa construída apenas com seu baixo, a flauta de Léa Freire e o violão e os vocalizes de Arismar do Espírito Santo. Um parênteses de fala mansa no discurso inflamado do quinteto.

Além das dez faixas autorais, "Una" ainda apresenta uma versão para "Jongo de Compadre", composta por Guinga, Simone Guimarães e Aldir Blanc.

UNA
ARTISTA Zéli Silva
LANÇAMENTO independente
QUANTO R$ 20, em média, à venda em www.zelibass.com
AVALIAÇÃO bom


Endereço da página: