Folha de S. Paulo


Alberto da Costa e Silva vence Camões, maior prêmio da língua portuguesa

O escritor, diplomata e historiador Alberto da Costa e Silva venceu o Prêmio Camões 2014, a principal honraria da língua portuguesa. Ele irá receber 100 mil euros (cerca de R$ 300 mil).

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30), no Hotel Tívoli, em Lisboa, pelos jurados do prêmio: os escritores Affonso Romano de Santanna, Antonio Carlos Secchin, Mia Couto e José Eduardo Agualusa, a professora universitária Rita Marnoto e o jornalista José Carlos Vasconcelos.

Alberto da Costa e Silva, 83, é especialista em história e cultura africanas. Publicou diversos livros sobre o assunto, como "A Enxada e a Lança" (1992), "A Manilha e o Libambo" (2002), "Um Rio Chamado Atlântico" (2003) e "Francisco Félix de Souza, Mercador de Escravos" (2004).

Marco Antônio Rezende/Folhapress
O escritor Alberto da Costa e Silva, vencedor do Prêmio Camões, maior honraria da língua portuguesa
O escritor Alberto da Costa e Silva, vencedor do Prêmio Camões, maior honraria da língua portuguesa

Escreveu, no total, mais de 26 livros, entre poesia ("Ao Lado de Vera", vencedor do Prêmio Jabuti), história, ensaio, memória e infantojuvenis. Ocupa a cadeira número 9 da Academia Brasileira de Letras desde 2000.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, divulgou nota sobre a premiação. "É com enorme alegria que recebi a notícia da premiação de Alberto Costa e Silva com o Prêmio Camões hoje. Alberto é poeta, ensaísta e historiador. Em sua obra, tem um olhar muito profundo e desvelador sobre a África e seus povos que ajudaram a formar nosso país. Com o prêmio, seu nome passa a brilhar ao lado de autores brasileiros como João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Antônio Cândido, Lygia Fagundes Telles e tantos outros, além dos estrangeiros como Mia Couto, Saramago, Vergílio Ferreira. A premiação de Alberto Costa e Silva é mais um reconhecimento que a cultura brasileira merecidamente recebe. O Prêmio Camões 2014 está em ótimas mãos!", disse a ministra.

O Prêmio Camões foi instituído pelos governos brasileiro e português em 1988. É atribuído a escritores que tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa.

No ano passado, o escritor moçambicano Mia Couto foi o vencedor do prêmio.

Entre os brasileiros, já venceram o prêmio, por exemplo, João Cabral de Melo Neto (1990), Jorge Amado (1994), João Ubaldo Ribeiro (2008) e Dalton Trevisan (2012).

VIDA

Alberto Vasconcellos da Costa e Silva nasceu em São Paulo, em 12 de maio de 1931

Em 1943, mudou-se para o Rio de Janeiro. Começou a carreira diplomata em 1957.

Foi cônsul em Caracas (1964-1967) e embaixador em Lisboa (1986-1990), Bogotá (1990-1993) e Assunção (1993-1995), entre outros cargos.


Endereço da página: