Folha de S. Paulo


Original do Tintim é vendido por valor recorde para quadrinhos

Um original do Tintim desenhado por Hergé em 1937 marcou um novo recorde mundial para uma história em quadrinhos, ao ser vendido por 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 7,5 milhões), em um leilão em Paris.

Dedicado ao desenhista belga, o leilão foi realizado pela casa Artcurial.

Esse lote número 1, avaliado inicialmente entre 700 mil e 900 mil euros, é uma página dupla feita com nanquim destinada à folha de rosto para os álbuns de Tintim publicados entre 1937 e 1958.

O recorde anterior também era de um outro Hergé, a famosa capa de "Tintin en Amérique", de 1932, e vendida por 1,3 milhão de euros (cerca de R$ 3,9 milhões) em junho de 2012, pela mesma casa de leilões.

Nas folhas leiloadas neste sábado, o desenhista belga representou Tintim e seu cão Milu em 34 situações diferentes ligadas a um momento importante de alguns dos álbuns –do "Lotus bleu" (lótus azul) ao "L'Oreille cassée" (a orelha quebrada).

O famoso repórter aparece vestido de vaqueiro, de explorador, com uma armadura de cavaleiro, montado a cavalo, no deserto, ou de avião, entre outras situações.

O leilão deste sábado também contou com outros desenhos excepcionais, como a capa em nanquim de "L'île noire" (a ilha negra), de 1942, avaliada entre 600 mil e 800 mil euros, assim como sua coloração em guache, estimada entre 70 mil e 90 mil euros, acrescentou Artcurial.


Endereço da página: