Folha de S. Paulo


Filme turco ganha Palma de Ouro em Cannes

O filme turco "Winter Sleep", do diretor Nuri Bilge Ceylan, confirmou o favoritismo e levou a Palma de Ouro do 67º Festival de Cannes. O prêmio foi anunciado pela presidente do júri, a neozelandesa Jane Campion ("O Piano"), neste sábado (24), no Palais des Festivals.

O americano Bennett Miller, de "Foxcatcher", confirmou sua vocação de papa-prêmios e levou como melhor diretor, agradecendo aos seus atores no rápido discurso. O Grand Prix, considerado o segundo prêmio mais importante do festival, surpreendentemente foi para a italiana Alice Rohrwacher, de "Le Meraviglie", que não estava em nenhuma bolsa de apostas como favorita –seria uma forma de tentar compensar o esquecimento de "A Grande Beleza", que não levou nenhum prêmio, ano passado, e terminou vencendo o Oscar de melhor filme estrangeiro?

A disputa de atriz estava entre a canadense Anne Dorval, de "Mommy", e a americana Julianne Moore, de "Maps to the Stars". Julianne venceu por seu papel como uma atriz neurótica e insegura tentando sobreviver em Hollywood. "Não sou Julianne Moore, mas vou aceitar feliz em seu nome", falou o roteirista do filme, Bruce Wagner. "Viva Los Angeles, Viva a França!"

Valery Hache/AFP
O diretor turco Nuri Bilge Ceylan com a Palma de Ouro que ganhou pelo filme
O diretor turco Nuri Bilge Ceylan com a Palma de Ouro que ganhou pelo filme "Winter Sleep" em Cannes

Já o prêmio de melhor ator ficou com o inglês Timothy Spall, de "Mr. Turner", que derrotou o favorito Steve Carell ("Foxcatcher"). No meio do longo discurso de agradecimentos, uma situação engraçada: o celular de Spall começou a vibrar, interferindo no som do microfone. "Ops, mensagem de voz", disse o ator, sem se importar muito com o momento. "Estou tentando desligar em meio às lagrimas, calma."

Na entrega do Prêmio do Júri, houve um empate de opostos: "Mommy", do canadense Xavier Dolan, 25, o diretor mais jovem da competição, empatou com "Adieu au Language", do francês Jean-Luc Godard, 83, o mais velho. "Para minha geração, que acha possuir gosto diferente e sofre com isso: acredite que tudo é possível e não abandone suas ideias. O mundo é nosso", discursou um emocionado Dolan, muito aplaudido.

OS VENCEDORES DO 67º FESTIVAL DE CANNES

Palma de Ouro
"Winter Sleep", de Nuri Bilge Ceylan (Turquia)

Grand Prix
"Le Meraviglie", de Alice Rohrwacher (Itália)

Diretor
Bennett Miller, por "Foxcatcher" (Estados Unidos)

Prêmio do Júri (empatados)
"Mommy", de Xavier Dolan
"Adieu au Language", de JeanLuc Godard

Roteiro
Andrey Zvyagintsev, por "Leviathan" (Rússia)

Ator
Timothy Spall, por "Mr. Turner"

Atriz
Julianne Moore, por "Maps to the Stars"

Caméra D'Or
"Party Girl", de Marie Amachoukeli, Claire Burger, Samuel Theis (França)

Palma de Ouro de Curta-metragem
"Leidi", de Simón Mesa Soto (Colômbia/Inglaterra)


Endereço da página:

Links no texto: