Folha de S. Paulo


Grupo de artistas junta fotos sensuais a imagens de líderes da América Latina

"Égua" é a palavra agressiva usada pelos argentinos que não gostam de Cristina Kirchner para se referir à presidente. E "groncha" é uma gíria empregada para desdenhar de pessoas pobres e desalinhadas.

A ideia do coletivo "Yegua y Groncha", de artistas kirchneristas, é assumir justamente as expressões de ataque dos adversários do governo para neutralizar as ofensas.

O grupo, que tem um núcleo de três artistas com eventuais colaboradores, faz fotografias cheias de referências políticas. Os artistas juntam imagens suas tiradas em poses sensuais a símbolos de seus ídolos do governo.

Reprodução
Artistas nuas em banheiro que tem adesivo do ex-presidente argentino Néstor Kirchner
Artistas nuas em banheiro que tem adesivo do ex-presidente argentino Néstor Kirchner

Uma fórmula das fotos é a de uma mulher nua em algum ambiente onde também há alguma imagem dos Kirchner —a presidente Cristina ou seu marido, o ex-presidente Néstor, morto em 2010.

Pode ser uma foto na cozinha, sem a camisa, com um estêncil com o rosto de Cristina, ou então em uma banheira, e com uma imagem de Néstor na parede.

"Queremos romper com os símbolos assexuados, angélicos, do peronismo. Evita sempre aparece como uma santa, e ela era atriz de rádio, diziam que era muito sexy", diz Yegua, 32, a líder (os artistas não revelam os nomes).

O grupo diz que esperava críticas antes de começar a série, há dois anos.

"Os gorilas [maneira como se referem aos opositores do governo] querem sangue. Eu me divirto. Nossa ideia é provocar e usar essa agressividade deles. A gente incorpora isso para dar uma volta com o uso da palavra. Dou risada quando dizem, na internet, que tenho seios pequenos."

Não é só o campo adversário que o "Yegua y Groncha" desagrada. Eles dizem receber críticas dos próprios kirchneristas.

Reprodução
Artista em pose sensual em frente a quadro de Hugo Chávez
Artista em pose sensual em frente a quadro de Hugo Chávez

"Nós, militantes, também fazemos sexo, também nos erotizamos. Por que sempre manter distância em relação ao tema?", questiona Yegua.

As imagens do "Yegua y Groncha" incluem gente de fora da Argentina e fazem referências a ministros, a programas de governo e também a inimigos políticos.

Os integrantes do grupo dizem "amar" Hugo Chávez e Evo Morales.

Mas a paixão verdadeira dos artistas são Cristina e Néstor Kirchner.

Algumas fotos são montagens do casal se abraçando, outras são montagens com capas de revistas desfavoráveis ao governo transformadas em imagens positivas.


Endereço da página: