Folha de S. Paulo


Festival de Cannes destaca filmes dirigidos por atores

Um Certo Olhar, a segunda mostra mais importante do Festival de Cannes, ganha uma roupagem diferente na edição 2014: apesar da atenção aos novos cineastas, dá uma dedicação especial aos atores que viraram diretores.

Dos 19 filmes selecionados pelo diretor artístico Thierry Frémaux, seis são comandados por artistas mais conhecidos por seu trabalho na frente das câmeras.

O mais surpreendente, claro, é a presença do galã Ryan Gosling. O ator de "Diário de uma Paixão" (2004) e "Drive" (2011) se lança como cineasta já levando seu "Lost River" para estrear mundialmente nesta terça (20), em Cannes.

Divulgação
O ator Iain De Caestecker no filme 'Lost River
O ator Iain De Caestecker no filme 'Lost River'

O filme confia no visual surreal para falar sobre a fantasia de uma mulher (Christina Hendricks, de "Mad Men") que, ao lado do filho, encontra um portal para uma cidade subterrânea.

No mesmo dia, o cineasta indiano Kanu Behl, que começou atuando em longas de sua família de produtores, exibe "Titli", sobre um adolescente querendo escapar da vida de roubos de carros.

O francês Mathieu Amalric, conhecido pelas atuações poderosas em "O Escafandro e a Borboleta" (2007) e "007 - Quantum of Solace" (2008), também faz parte da programação, com seu quarto filme como diretor.

"O Quarto Azul", baseado no livro homônimo do belga Georges Simenon (1903-1989), retrata uma relação doentia entre um homem e uma mulher passada praticamente dentro de um quarto.

PERDAS

A mostra inclui ainda o drama "White God", do ator e diretor húngaro Kornél Mundruczó, sobre uma garota que perde o cão de estimação, com estreia marcada para este fim de semana.

O americano Ned Benson, que participou de "Heróis Imaginários" (2004), também compõe a seleção, com seu "The Disappearance of Eleanor Rigby". O romance, lançado em duas partes no Festival de Toronto, no ano passado, ganhou um corte e ficou com menos de duas horas de duração.

A última da turma de atores/diretores a apresentar seu filme é Asia Argento. Na quinta (22), a filha do mestre do terror Dario Argento e atriz de "Maria Antonieta" revela o esperado "Incompresa", espécie de autobiografia centrada na separação de seus pais.


Endereço da página: