Folha de S. Paulo


Documentário uruguaio sobre Copa de 1950 abrirá festival Cinefoot no Rio

Um documentário chamado "Maracanã", sobre o histórico triunfo da seleção uruguaia na final da Copa do Mundo do Brasil de 1950, será mostrado na próxima semana no Rio de Janeiro no festival Cinefoot, informou nesta quarta-feira (14) a organização.

O filme, dos diretores uruguaios Sebastián Bednarik e Andrés Varela, que não estará concorrendo no Cinefoot, estreou no país em março e na quinta será exibido no Festival de Cannes, na França.

A noite de abertura do Cinefoot, no próximo dia 22, será dedicada ao cinema uruguaio e especialmente, ao episódio do "Maracanazo", como ficou conhecida a vitória da seleção uruguaia sobre a brasileira na final do Maracanã de 1950. O estádio recebe em 13 de julho a final do Mundial de 2014.

16.jul.50/AFP
Schiaffino marca primeiro gol do Uruguai contra o Brasil na final da Copa de 1950
Schiaffino marca primeiro gol do Uruguai contra o Brasil na final da Copa de 1950

Além do documentário "Maracanã", será projetado o curta-metragem "Para Exportação", do uruguaio Alberto Moratorio, uma história de ficção sobre como uma vaca teria ajudado a seleção a conquistar a Copa de 1950.

O festival Cinefoot chega neste ano à sua quinta edição e erá realizado entre os próximos dias 22 e 27 no Rio de Janeiro. Serão exibidos 79 filmes.

A mostra competitiva conta com 16 longas-metragens, 12 deles brasileiros e o resto de Alemanha, França e Bulgária, país que estará representado com um documentário sobre o ex-jogador Hristo Stoichkov.

Também concorrão a um prêmio 22 curtas-metragens, 12 deles brasileiros e o resto de Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Japão, Argentina, além de uma coprodução da Bélgica, Emirados Árabes e Iraque.

Após o Rio, o Cinefoot levará todo seu cartaz a São Paulo e Belo Horizonte e posteriormente, coincidindo com o Mundial de futebol, realizará sessões especiais nas outras nove sedes do torneio.


Endereço da página: