Folha de S. Paulo


Crítico de cinema baiano João Carlos Sampaio morre nesta sexta, no Recife

O crítico de cinema e jornalista baiano João Carlos Sampaio morreu nesta sexta (2), aos 44 anos.

Sampaio, que era colaborador do jornal "A Tarde", de Salvador, estava no Recife acompanhando o Cine PE 2014 - Festival do Audiovisual.

A causa da morte ainda não foi confirmada. Segundo o diretor do festival pernambucano, Alfredo Bertini, Sampaio passou mal na madrugada desta sexta e foi levado ao Real Hospital Português, do Recife.

No trajeto, teve uma parada cardiorrespiratória e, ao chegar ao hospital, a equipe médica não conseguiu reanima-lo.

João Carlos Sampaio/Agência A Tarde
O crítico de cinema e jornalista baiano João Carlos Sampaio
O crítico de cinema e jornalista baiano João Carlos Sampaio

O enterro será neste sábado (3), na cidade baiana de Aratuípe, onde Sampaio nasceu.

João Carlos Sampaio mudou-se para Salvador na década de 1980, onde fez sua carreira como crítico de cinema e jornalista.

Sócio-fundador da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), Sampaio fazia curadoria para festivais e chegou a trabalhar como ator em alguns filmes.

Em nota, a Associação Baiana de Cinema lamentou a morte do crítico.

"A Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV ABD-Ba) lamenta profundamente a perda do amigo, jornalista e crítico de cinema João Carlos Sampaio.

Um dos nossos principais críticos, curador de festivais importantes como o Panorama Internacional Panorama CoisadeCinema e a Mostra CinemaConquista, João fez pontas em alguns filmes e atuava na capacitação e formação através de suas oficinas de crítica. Sempre levou o nome da Bahia, de sua pequena Aratuípe e a nossa cinematografia no coração", diz a nota.


Endereço da página: