Folha de S. Paulo


Crítico de cinema Roger Ebert ganha estátua de bronze nos EUA

O crítico de cinema americano Roger Ebert, morto no ano passado, ganhou nesta quinta-feira (24) uma estátua de bronze em sua homenagem em Illinois, Estado que sedia o Ebertfest, festival fundado por ele.

As informações são da revista "The Hollywood Reporter".

A estátua foi colocada de maneira provisória do lado de fora do cinema Virginia Theatre, na cidade de Champaign, próxima a Urbana, onde Ebert cresceu.

Segundo a viúva, Chez Ebert, trata-se de "arte interativa", uma vez que mostra o crítico dando seu famoso sinal de "thumbs up" [polegares para cima, que ele fazia quando aprovava um filme] entre dois bancos vazios, nos quais os visitantes podem se acomodar.

O crítico, que foi o primeiro a ter vencido o prêmio Pulitzer, morreu aos 70 anos em abril de 2013, depois de uma longa batalha contra o câncer. Ele era bastante popular nos Estados Unidos, graças à sua coluna, publicada em todo o país, e a um programa de TV que apresentou por muitos anos.

A estátua ficará exposta ao longo do Ebertfest, mas os organizadores do festival esperam que ela possa ser fixada permanentemente no local.

A obra foi feita por Rick Harney e é batizada de "C-U at the Movies", que, em tradução livre, quer dizer "te vejo no cinema".

Entre os grandes nomes que são esperados no Ebertfest 2014, estão os cineastas Spike Lee e Oliver Stone.


Endereço da página: