Folha de S. Paulo


Demi Lovato levanta fãs de SP com baladas dançantes e história de superação

Quando Demi Lovato surgiu no palco do Citibank Hall, na zona sul de São Paulo, na noite desta terça-feira (22), cantando o hit "Heart Attack" parecia que seriam suas fãs que teriam, de fato, um ataque cardíaco.

Nos quinze minutos de atraso –o show estava marcado para 21h30–, qualquer sinal de que a artista poderia surgir em cena já era motivo para entoar um coro de "Demi, eu te amo", tamanha a ansiedade do público, formado especialmente por crianças e adolescentes e seus pais.

Em meio a gritos agudos, que não cessaram durante cerca de uma hora e quinze minutos de show, a cantora pop americana se apresentou para a casa lotada, com pouco mais de 7.000 pessoas.

Como figurino, escolheu apenas peças pretas, com ar roqueiro, em contraste com as cores do seu cabelo, cheio de mechas roxas, rosadas e azuis misturadas nos fios loiros.

"Eu não deveria dizer isso, mas o Brasil é um dos meus países favoritos no mundo", contou ao público, explicando sua sexta visita ao país. "Brasil, eu te amo", disse em português, em retribuição ao "Demi, eu te amo" tão entoado na pista.

Num palco de cenário sem grandes efeitos visuais —apenas luzes, um telão para exibir clipes, fumaça e papel picado em alguns momentos—, a artista cantou acompanhada de guitarrista, baixista, baterista, tecladista e duas backing vocals.

Se o uso de playback –quando os cantores dublam em vez de cantarem de verdade– não fica claro em nenhum momento, pode-se notar, no entanto, que Lovato sabe usar bem a companhia das backing vocals para não perder a força nos momentos em que precisa dançar e pular.

Ainda que não seja adepta de coreografias e mais salte do que rebole, a cantora dificilmente para quieta. Só baladas calmas como "Nightingale" a colocam em um banquinho para cantar em clima mais intimista.

O repertório da noite percorreu sucessos de todos os discos da carreira, desde o álbum de estreia, "Don't Forget" (2008), até hits mais recentes como "Let It Go", trilha da animação "Frozen", eleita melhor canção original no último Oscar. Para o bis, Lovato guarda dois grandes hits: "Skyscraper" e "Give Your Heart a Break".

O ponto alto do show se deve, no entanto, à vida de Lovato fora dos palcos. Fica por conta da canção "Warrior" (guerreira, em português), do disco "Demi" (2013), o seu mais recente.

Antes de cantá-la, a artista faz questão de relembrar sua trajetória difícil, marcada pela reabilitação que teve de enfrentar no final de 2010 para superar distúrbios alimentares, depressão, transtorno bipolar e vício em drogas.

"Alguns de vocês já devem estar cansados de ouvir a minha história, mas eu estou pouco me lixando", disse ela, em inglês, antes de resumir o tratamento enfrentado.

"Só quero que saibam que não importa o que vocês passem, podem enfrentar isso e conseguir tudo que querem", contou e foi até a beira do palco para pegar um cartaz e uma foto entregues pelo público, em alusão a uma fã que, segundo eles, está internada no hospital.

Demi Lovato se apresenta em São Paulo também nesta quinta e nesta sexta. A turnê segue depois para Rio, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.


Endereço da página:

Links no texto: