Folha de S. Paulo


Fábula do francês Romain Puértolas reflete sobre a imigração ilegal

O tamanho do título assusta, mas ao lê-lo, desperta a curiosidade. "A Extraordinária Viagem do Faquir que Ficou Preso dentro de um Armário Ikea", de Romain Puértolas, conta a história, como o nome antevê, das aventuras de um faquir indiano.

O romance vendeu 300 mil cópias na França e foi o oitavo livro de autor francês mais vendido no país em 2013. Um grande hit para um estreante, após ter sete livros sucessivamente recusados.

Entre as invencionices dessa fábula sobre como um trambiqueiro se torna um bom homem, há uma reflexão sobre as condições a que são submetidos os imigrantes ilegais que buscam a Europa. "É mais uma observação do que uma crítica", diz o escritor em entrevista à Folha por telefone de Paris.

Eric Clement/Divulgação
O escritor francês Romain Puértolas
O escritor francês Romain Puértolas

Até o último dezembro, Puértolas, 38, trabalhava no controle de fronteiras, onde atuou na área responsável por combater o tráfico de pessoas. Ajatashatru, seu faquir, encontra sudaneses que tentam entrar na Inglaterra e outros africanos que buscam chegar a ilha de Lampedusa.

"Todas as partes do livros sobre clandestinos e imigração irregular são coisas que eu vi no meu trabalho, e um pouco de imaginação", diz. "Quando se nasce na África, por exemplo, tem-se menos chance de viajar legalmente do que quem nasceu na Europa. É uma pena, porque o planeta pertence a todos."

Romain Puértolas diz crer que seu romance foi aceito por ter uma mensagem universal, a da transformação de uma pessoa. "Mesmo se temos culturas diferentes, no fundo somos todos humanos, e todos podem se identificar com o personagem."

Dentre seus títulos anteriormente recusados, estão a história de um detetive particular e a de um francês que inventa uma máquina do tempo nos EUA.

Mas Puértolas afirma que não pretende publicá-los agora que é famoso. "Não quero utilizar o que já está pronto, prefiro escrever algo novo."

O francês diz que redigiu boa parte de seu livro no celular, de pé, no transporte indo e voltando do trabalho, e que agora está escrevendo cinco livros. Ele atribui às aventuras de Júlio Verne e aos quadrinhos de Tintim, que lia na infância, o gosto por relatos de viagens inusitadas. "Sempre amei o exótico", diz.

Seu próximo livro, revela, terá um longo título também, mas trará uma heroína.

A EXTRAORDINÁRIA VIAGEM DO FAQUIR QUE FICOU PRESO DENTRO DE UM ARMÁRIO IKEA
AUTOR Romain Puértolas
TRADUÇÃO Mauro Pinheiro
EDITORA Record
QUANTO R$ 30 (256 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: