Folha de S. Paulo


Estado de saúde de García Márquez é 'muito frágil', segundo família

A família do escritor colombiano Gabriel García Márquez, 87, emitiu um comunicado nesta terça (15) reconhecendo que a saúde do escritor é "muito frágil".

No texto, assinado pela mulher de Gabo, Mercedes Barcha, e seus filhos, Gonzalo e Rodrigo, a família agradece as demonstrações de carinho que tem recebido, e pede que se "respeite sua intimidade".

O vencedor do prêmio Nobel está sendo tratado por médicos e enfermeiras em sua casa, na Cidade do México, desde o dia 8 de abril, quando recebeu alta do hospital onde estava internado devido a uma infecção pulmonar.

Segundo informações do jornal mexicano "El Universal", confirmadas pelo espanhol "El País", o escritor colombiano sofre de câncer linfático há uma década, e o tumor teria se espalhado recentemente por outras partes do corpo, como o pulmão e o fígado.

Ainda de acordo com os jornais, a família e os médicos decidiram não submetê-lo a um tratamento oncológico devido a sua idade avançada.

Uma das assessoras de Márquez, Mônica Alonso, negou as informações à agência de notícias "DPA". "Nunca ninguém nos disse isso", afirmou.

O autor de "Cem Anos de Solidão" foi hospitalizado no fim de março por uma infecção bronquial, segundo informou seu filho Gonzalo na ocasião. Quando foi liberado, uma porta-voz do hospital disse que o estado do escritor era "muito delicado" e que ele seguiria o processo de recuperação em casa.


Endereço da página:

Links no texto: