Folha de S. Paulo


Roupas de praia são o melhor do Fashion Rio

Grifes de moda praia foram o destaque no Fashion Rio, em meio à fraca oferta de novidades do prêt-à-porter urbano proposto pelas outras marcas da programação.

Salinas, Lenny Niemeyer, Trya e a apresentação da linha de banho da Osklen elevaram a temperatura na Marina da Glória, onde ocorreram os desfiles até a última sexta -exceto o da Osklen, que aconteceu em uma mansão no bairro da Glória.

As marcas se voltam agora para as raízes da moda carioca dos anos 1980 e 1990, apresentando estampas com elementos da natureza.

Na Osklen e na Lenny, palmeiras, coqueiros e rosas do Jardim Botânico foram pincelados nas peças. Na primeira, fotos da orla de Ipanema aplicadas em seda, linho e neoprene agradaram a plateia de fashionistas.

"Hot pants" (calcinhas de laterais mais largas) combinadas com tomaras-que-caia apareceram em quase todos os desfiles. Às vezes, trabalhadas com materiais entretelados, tipo tule sobre lycra.

Os decotes dos maiôs foram parar nas costas, que, a depender das grifes, vão ficar completamente descobertas.

Na grife Trya, os recortes a laser foram aplicados na região da virilha. Já o biquíni foi todo modelado com tiras que transpassavam o corpo.

Para não dizer que não falaram em sobreposições pouco utilitárias, que no fim só servem para mergulhos à beira do cascalho italiano ou para navios com "tudo incluído no pacote", robes e saídas de banho de seda estampadíssima deram leveza aos looks.

Na Lenny, algumas saias-lápis de tela envolveram os corpos, chiques como a palha de seda usada. Afinal, nem todo mundo gosta de minibiquíni, peça que fez o verão da Salinas mais quente que o de outras temporadas.

ASFALTO MORNO

Pouco significantes quando comparadas à moda praia, coleções para a rua guardaram algumas boas surpresas.

A maior delas foi o progresso da grife TNG, que apresentou uma combinação de alfaiataria desejável, com modelagem justa, com jeanswear bordado em relevo.

Com a volta do alto verão no calendário de desfiles do Rio, esta temporada pode ensinar marcas e estilistas a rever seu potencial de criação, que em temporadas passadas se perdeu num asfalto irreal, distante dos desejos de garotas solares.


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