Folha de S. Paulo


Filme sobre garotos gays pode ser visto até por homofóbicos, diz diretor

"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" é um filme gay. "Mas gay para ser visto até pelo mais homofóbico dos homofóbicos", afirma o diretor, o paulista Daniel Ribeiro, 31.

"É doce, tem mais a ver com o amor entre duas pessoas do que com o sexo entre dois caras", diz o cineasta, também autor do roteiro sobre o romance entre dois garotos adolescentes.

O filme, que estreia hoje, é seu primeiro longa-metragem e já saiu do último Festival de Berlim com dois prêmios: o Fipresci, da crítica, e o Teddy, para produções gays, ofuscando nessa categoria o também brasileiro "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz.

Antes de entrar em cartaz, a produção, orçada em R$ 2,6 milhões, já tem 154 mil fãs no Facebook, graças ao sucesso do curta que originou tudo: "Eu Não Quero Voltar Sozinho", visto mais de 3 milhões de vezes no YouTube.

As duas obras têm os mesmos personagens, mas em tramas ligeiramente diferentes. Leo (Ghilherme Lobo) é um garoto cego, encurralado entre a família superprotetora e os valentões da escola. Sua única companhia é Giovana (Tess Amorim).

Recém-chegado ao colégio, Gabriel (Fabio Audi) aos poucos conquista a atenção do protagonista, entre excursões da escola, lições de casa em dupla e dancinha ao som de Belle & Sebastian.

O vínculo entre os dois cresce sem que a homossexualidade seja uma questão.

"Ser gay não é um problema para os personagens, mas fora do filme eu queria que o público se perguntasse por que se identifica com a história mesmo quando não é gay", afirma Ribeiro.

A ideia de criar um personagem cego serve de metáfora para falar da origem da sexualidade, conta o cineasta. "É alguém que nunca viu um cara e mesmo assim se apaixona por um, sem escolha."

Na contramão de produções recentes, o filme não mostra cenas de sexo e não tem nudez.

"É importante que haja filmes que explicitem o sexo entre dois homens, como 'Tatuagem' [de Hilton Lacerda] e 'Praia do Futuro', mas eu quis esvaziar essa questão," diz Ribeiro.

A abordagem light não impediu que o curta enfrentasse algumas dificuldades em 2011. No Acre, a sua exibição em escolas públicas, dentro de um programa educativo de direitos humanos, foi cancelada depois de queixas de pais de alunos.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Daniel Ribeiro, diretor de 'Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Daniel Ribeiro, diretor de 'Hoje Eu Quero Voltar Sozinho'

TIETAGEM

Os atores dizem que são reconhecidos por aí desde o lançamento do curta, há quatro anos. "São adolescentes vindo dizer como o filme mexeu com eles", afirma Fabio Audi, 26. Ele estudava cinema à época em que fez o teste para entrar no elenco.

Mesmo em Berlim e em Guadalajara, no México, onde o filme também levou um prêmio, os garotos chegaram a ser apontados na rua.

"Alguns achavam que eu era cego de verdade", afirma Ghilherme Lobo, 19, estreante no cinema. Ele aprendeu a ler em braile para o papel.

Daniel Ribeiro, que já dirigiu o programa "Viva Voz", no canal GNT, e o projeto "Música de Bolso", pretende seguir com temática gay.

Seu primeiro curta, "Café com Leite" (2007), também premiado em Berlim, já rondava esse universo.

"Ninguém pergunta a um diretor por que seus personagens são todos héteros, mas sempre me perguntam porque só retrato gays. Quero que no futuro digam com espanto: 'Vai fazer um filme com personagens heterossexuais?'"


Endereço da página:

Links no texto: