Folha de S. Paulo


Cabelo e maquiagem ficam 'naturais' depois de muito trabalho cuidadoso

"Frescor" e "naturalidade" resumem a beleza do próximo verão. Cabelo e maquiagem têm pegada saudável. Produtos cremosos, com texturas leves e tonalidades terrosas, são matéria-prima para conseguir esse efeito. Até as unhas, antes multicoloridas, aparecem em versão nude (mas sem bocejo, a gama de neutros é vasta).

Nos bastidores de beleza da última São Paulo Fashion Week, onde as tendências do verão brasileiro começaram a ser definidas, reinou um clima de liberdade de expressão. A mensagem é que cada um seja sua própria referência.

Mas, para quem gosta de usar a passarela como guia (e os recursos estéticos como instrumentos), há muito a fazer.

Os protagonistas da próxima estação são o tom de pele, a textura do cabelo e a etnia de cada um. Ainda que o look tenha sido meticulosamente montado, tem de parecer natural, beleza de berço.

Marcelo Soubhia/Fotosite
Look de modelo em desfile da Triton na São Paulo Fashion Week, na semana passada
Look de modelo em desfile da Triton na São Paulo Fashion Week, na semana passada

A maquiagem empresta viço, proteção e tonalidade para a pele. Entre as ferramentas para conservar e realçar tanto frescor estão produtos como BB Creams, bases com texturas levíssimas, iluminadores usados em pontos estratégicos do rosto (como têmporas e alto das bochechas), além de blushes cremosos.

Nos olhos, a sombra preta foi substituída pela marrom esfumada e toda a sua família de nuances: do bege ao terracota. Ouro, bronze e cobre, parentes nobres do marrom, também são peças preciosas no jogo de sombras e luzes que desenha a pálpebra.

A boca perfeita, "tatuada" de vermelho opaco, ficou no passado. Assume a liderança o brilho do gloss e dos batons cremosos, principalmente cereja e laranja, com acabamento propositadamente imperfeito. Para assegurar essa finalização natural dos lábios, os dedos atuam como pincéis. Em suaves batidinhas, esfumam a dose certa de produto, produzindo a boca "manchadinha", candidata a hit da estação.

Os cabelos têm ondas naturais e um certo volume. O estilo garota de praia permanece, mas com acabamento mais limpo, sem aspecto de "podrinho", tampouco com cara de feito no salão. O efeito produção-zero nos fios requer trabalho conjunto da dupla secador e o babyliss.

Num verdadeiro balé de construção e desconstrução, essas ferramentas atuam ininterruptamente nos bastidores. Primeiro, o secador transforma os fios em uma massa uniforme e lisa; em seguida, o babyliss largo ondula algumas mechas que serão delicadamente desmanchadas com as mãos. Produtos como mousse, pomadas, óleos continuam a ser indispensáveis para esculpir o estilo, porém, em um exercício de sutileza, que promove o resultado desejado, mas sem deixar rastro.

Com a palavra, o time de especialistas que deram o norte da beleza nos bastidores da semana da moda.


Endereço da página:

Links no texto: