Folha de S. Paulo


Festival de literatura da Mantiqueira começa em tom político

A relação entre a literatura e a política vai nortear os debates do Festival da Mantiqueira, evento que ocorre entre esta sexta (4/4) e domingo (6/4) em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (SP) a cerca de 150 km de São Paulo.

O escritor Cristovão Tezza, que lança o romance "O Professor" (Record), inicia a programação com a conferência "Literatura à Margem", tema geral do festival.

"Queremos colocar em evidência narrativas que estão fora do campo de visão, passam despercebidas, estão esquecidas ou silenciadas, desvãos e sombras de um país e de um tempo que se revelam na obra de ficcionistas, historiadores, repórteres, letristas, cineastas", diz a jornalista especializada em livros Joselia Aguiar, curadora do evento.

Um dos exemplos "fora do eixo Rio-São Paulo" que a curadora destaque é o índio Daniel Munduruku, escritor com mais de 43 livros publicados que integrou a comitiva brasileira na Feira do Livro de Frankfurt no ano passado.

"Buscamos autores que por uma série de características de sua trajetória e propostas literárias fogem do que pode ser considerado padrão existente hoje na cena editorial. Destacamos gêneros que não costumam ter tanto peso em eventos assim, como a literatura infantil e a canção popular", explica Josélia.

O festival vai comentar, a partir dos livros, temas em voga no momento. Os 50 anos do golpe militar e a ditadura, por exemplo, serão tema de conversa de Daniel Aarão Reis e Bernardo Kucinski. Este último acaba de lançar "Você Vai Voltar pra Mim e Outros Contos" (Cosac Naify), coletânea que tem como pano de fundo o anos de repressão.

Já a Copa do Mundo e a paixão do brasileiro pelo futebol virão à tona durante a palestra de Sérgio Rodrigues, autor do elogiado romance "O Drible" (Companhia das Letras).

O Festival da Mantiqueira também tem atividades para crianças, oficinas, sessões de autógrafos e programação musical —que será aberta na noite desta sexta, com um show de João Bosco, às 21h.

DESTAQUES DO FESTIVAL

HOJE
20h - "Literatura à Margem". com Cristovão Tezza

AMANHÃ
17h - "As Histórias a Contar da Ditadura", com Bernardo Kucinski e Daniel Aarão Reis

DOMINGO
11h30 - Conversa com Sérgio Rodrigues, autor de "O Drible"

PROGRAMAÇÃO
Locais e horários em www.festivaldamantiqueira.com.br

Guilherme Pupo/Folhapress
Cristovão Tezza, que fará nesta sexta a abertura do festival, em sua casa em Curitiba, em 2012
Cristovão Tezza, que fará nesta sexta a abertura do festival, em sua casa em Curitiba, em 2012

Endereço da página:

Links no texto: