Folha de S. Paulo


Escritor colombiano Gabriel García Márquez é hospitalizado no México

O escritor colombiano Gabriel García Márquez, 87, foi internado na Cidade do México devido a uma "infecção bronquial", mas está "bem", disse seu filho Gonzalo García Barcha à AFP nesta quinta (3), na saída do centro médico onde está o Prêmio Nobel de Literatura.

"Está consciente. Está bem. Teve uma pequena infecção há alguns dias e preferimos trazê-lo para o hospital porque é idoso", explicou García Barcha.

"Não é uma pneumonia, mas uma infecção bronquial. É uma coisa dos pulmões, por isso bronquial, mas está em tratamento e evolui muito bem", acrescentou.

O filho do Prêmio Nobel de Literatura 1982 ressaltou que seu pai tinha sido hospitalizado na segunda (31/3), mas que o caso não era uma emergência.

Em declarações aos jornalistas que aguardavam fora do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, no sul da capital mexicana, ele disse ainda que García Márquez está "reagindo muito bem" ao tratamento recebido. Segundo Gonzalo García Barcha, seu pai pode receber alta, "possivelmente na segunda ou na terça-feira".

A Secretaria de Saúde do México confirmou que García Márquez está "respondendo ao tratamento e, assim que terminar de tomar os antibióticos, deverá voltar para casa".

A última aparição em público do escritor foi em 6 de março passado, quando saiu de sua casa no sul da Cidade do México para atender aos jornalistas por ocasião de seu aniversário.

O escritor mostrou-se sorridente, recebeu presentes e tirou fotos, mas não falou com os jornalistas.

Nos últimos anos, restringiu ao máximo suas aparições em público e declarações por causa de sua saúde.

O autor de "Cem Anos de Solidão" e "Ninguém Escreve ao Coronel" sofre de demência senil, segundo revelou seu irmão Jaime em 2012.


Endereço da página:

Links no texto: