Folha de S. Paulo


Companhia de dança Ballet Stagium apresenta o seu manifesto dadaísta

O Ballet Stagium, a companhia particular de dança mais longeva do Brasil, tem dado seus passos e saltos em torno dos movimentos fundadores da arte moderna.

Depois de criar coreografia sobre o modernismo brasileiro em "A Semana Noventa@Vinteedois", o grupo fundado por Décio Otero e Marika Gidali em 1971 vai dançar o dadaísmo no espetáculo "Figuras e Vozes", que estreia amanhã em São Paulo.

Otero, 81, considera o momento muito "dadá", por "estarmos vivendo situações que beiram o nonsense" e pela "revolta generalizada" contra tudo o que é institucional.

Danilo Verpa/Folhapress
O bailarino Fábio Villard ensaia a coreografia 'Figuras e Vozes' na sede do Ballet Stagium, em SP
O bailarino Fábio Villard ensaia a coreografia 'Figuras e Vozes' na sede do Ballet Stagium, em SP

"No dadaísmo, uma intelectualidade desanimada com as coisas constituídas resolveu desconstruir tudo. Nós também estamos incomodados por não podermos mudar as coisas e a nossa forma de participar é por meio da arte", acrescenta Gidali, 76.

Ela e Otero, com quem é casada e tem seis filhos, sempre tiveram esse tipo de participação. Entre outras coisas, eles foram os primeiros a levar a dança para os internos da Febem (atual Fundação Casa) e para lugares como a Serra Pelada ou uma barca no rio São Francisco.

O novo espetáculo faz uso de símbolos do movimento artístico surgido durante a Primeira Guerra, como a roda de bicicleta sobre um banquinho, famosa escultura de Marcel Duchamp (1887-1968) e os poemas sonoros de Hugo Ball (1886-1927), autor do "Manifesto Dadaísta".

Mas também brinca com elementos contemporâneos, como a figura vestida de super-herói de quadrinhos, a máscara de Guy Fawkes usada nas manifestações e o grafite, que é a base do cenário.

A trilha sonora é bem anos 1980, com as cantoras Meredith Monk, Tetê Espíndola e Marlui Miranda —"vozes dadaístas", segundo Otero.

Criar uma mistura estranha é algo bastante afinado com a filosofia "dadá", mas Gidali afirma que junto com ela tem a beleza, da qual não abre mão: "É por essa coisa romântica de defender a beleza que a gente sobrevive".

FIGURAS E VOZES
QUANDO sexta e sábado, às 21h, domingo, às 18h
ONDE Sesc Pinheiros, r. Paes Leme, 195, tel. (11) 3095-9400
QUANTO R$ 40
CLASSIFICAÇÃO 10 anos


Endereço da página: