Folha de S. Paulo


'Primos' brasileiros dos Muppets vão à TV

No ano em que comemora 20 anos da criação de "Castelo Rá-Tim-Bum" (TV Cultura, 1994), Cao Hamburger volta a visitar o universo infantil.

Agora, junto ao roteirista Teodoro Poppovic, criou um "monstruoso mundo dos monstros", localizado "entre o nada e o lugar nenhum" e cheio de criaturas esquisitas da imaginação das crianças.

A dupla também é responsável por "Pedro e Bianca", ganhador do International Emmy Kids de melhor série.

Joel Silva/Folhapress
Matias Mariani (à esq.), da Primo Filmes, e Cao Hamburger, produtores-executivos da nova série infantil com bonecos a ser exibida pela TV Cultura*
Matias Mariani (à esq.), da Primo Filmes, e o diretor Cao Hamburger

O universo paralelo está na série "Que Monstro te Mordeu?", que tem como maiores estrelas 22 bonecos desenhados pelo estilista Jum Nakao e desenvolvidos por Beto Dornelles e pela mesma empresa que fez alguns dos Muppets, a Puppet Heap.

Entre os personagens estão um monstro do esgoto que vive dentro de uma privada, uma lata de lixo com um apetite voraz, um morcego-guarda-chuva e uma bola de chiclete grudenta, que medem de 30 cm a 2,5 m.

Alguns deles são fantoches de luva, outros marionete de manipulação, além de fantasias de corpo inteiro, de meio corpo e até animações em 3D, o que pediu especificações como diferentes alturas do piso do cenário, alçapões e o uso eventual de chroma key.

"Os monstros representam os sentimentos. O conteúdo da série se baseia nas emoções do dia a dia de uma criança", diz Hamburger.

Segundo ele, não são só os medos "clássicos" como o do escuro que estarão presente. "Trataremos de temas mais complexos como intolerância, arrogância, monstros que assustam na vida", diz.

A série terá 50 episódios de 30 minutos a serem exibidos pela TV Cultura, célebre por outra série de bonecos, o "Cocoricó". São histórias originais e independentes com um pequeno arco dramático que as une e dá começo e fim à temporada.

A TV Cultura ainda não definiu data de estreia, que deve ocorrer no segundo semestre, nem se será exibida diariamente ou semanalmente.

O projeto engloba também 50 capítulos curtos para a web. "Desde o início, queria fazer algo que atingisse outras plataformas, ligadas à internet e telefones. Estamos estudando parcerias para a distribuição de plataformas móveis", diz Hamburger.

De acordo com Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, todos os roteiros e sinopses foram submetidos a um grupo pedagógico da emissora.

"O Brasil tem pouca produção para criança. A maioria dos produtos que passa na TV comercial são feitos no exterior. Estamos empenhados em produzir nacionalmente", diz. Segundo ele, o valor total do projeto é de R$ 14 milhões, financiados pelo Sesi (Serviço Social da Indústria).

"Que Monstro te Mordeu?" é voltada a crianças de 4 a 10 anos e foi produzida pela Caos Produções, de Hamburger, em parceria com a Primo Filmes, como já ocorreu nas séries "Família Imperial" e "No Estranho Planeta dos Seres Audiovisuais".

"Queremos muito fazer uma segunda temporada. Agora que já sabemos como fazer, seria bem mais fácil", diz Matias Mariani, da Primo.


Endereço da página: