Folha de S. Paulo


Disney ganha seu primeiro Oscar de animação com 'Frozen'

A Disney conseguiu ganhar seu primeiro Oscar de animação, desde que a categoria foi criada, em 2001, com "Frozen: Uma Aventura Congelante".

A Pixar, comprada pela Disney em 2006, venceu sete vezes a categoria.

Para levar a estatueta, "Frozen" superou "Vidas ao Vento", último filme do japonês Hayao Miyazaki. Ele levou o prêmio em 2003, com o filme "A Viagem de Chihiro".

"Frozen", que já arrecadou quase US$ 1 bilhão (cerca de R$ 2,35 bilhões) em todo o mundo, também concorre com a música "Let it Go" na categoria de melhor canção original.

A trilha sonora para a animação recuperou, nesta quarta (26),o primeiro lugar na lista semanal de álbuns Billboard 200, tornando-se a primeira em 15 anos a ficar mais de cinco semanas no primeiro lugar da parada.

Divulgação
Anna (esq.), o boneco de neve Olaf e Kristoff em cena de
Anna (esq.), o boneco de neve Olaf e Kristoff em cena de "Frozen"

O Oscar de melhor curta de animação foi para a França, em uma produção conjunta com Luxemburgo, "Mr. Hublot".

"Gravidade", um dos favoritos da noite, ganhou a primeira das dez categorias a que concorria ao vencer em melhores efeitos visuais.

A produção, dirigida por Alfonso Cuarón, levou três anos para ficar pronta, exatamente porque o mexicano teve de esperar que a tecnologia fosse desenvolvida.

A Dinamarca, que concorre em três categorias, venceu sua primeira com o curta-metragem "Helium". O país ainda tem as produções "O Ato de Matar" —melhor documentário— e "A Caça" —melhor filme estrangeiro— com chances.


Endereço da página:

Links no texto: