Folha de S. Paulo


Séries da Globosat trarão 'House veterinário' e comédia sobrenatural

Após um ano acompanhando o desenvolvimento e a roteirização de duas séries nacionais, a Globosat —empresa que reúne os canais de TV por assinatura das Organizações Globo— iniciará a produção dos programas, desenvolvidos durante seu primeiro workshop para roteiristas, em 2013.

"Meu Amigo Encosto" e "O Que Dizem os Seus Olhos" têm estreia programada para ainda este ano, no Viva e no GNT, respectivamente.

A primeira é uma comédia de Thiago Luciano e Fausto Noro com um pé no sobrenatural. Conta a história de Ivan, rapaz que coleciona problemas financeiros, amorosos e de amizades. E descobre que o causador destes males é um divertido encosto, Janjão, que só ele vê e com o qual precisa aprender a coexistir.

"Eu me inspirei em algumas histórias que ouço de amigos e pessoas que sempre estão à procura de limpeza espiritual, energização, leitura de mão...etc. Elas querem ter algum poder sob suas vidas. E isso é engraçado!", diz Thiago Luciano.

Segundo ele, a primeira ideia veio justamente num coquetel do 1º Programa de Roteiristas Globosat, quando observou que um garçom não saia de trás de seu colega, Fausto Noro, enchendo a taça dele sem parar.

"Na mesma hora, imaginei que o garçom parecia um encosto, forçando-o a beber a cada minuto. A partir daí, fui pra casa e imaginei situações em que um encosto, muito gente boa, poderia submeter seu 'amigo'."

Tony Goes, colunista do "F5", também assina o roteiro, que contou com auxílio da escritora Maria Carmem Barbosa ("Sai de Baixo" e "Delegacia de Mulheres") na redação final.

Exibir no Viva, especializado em reprises de sucesso da Globo e das emissoras Globosat, aumenta a responsabilidade da série, afirma Fausto Noro. "É um canal com uma imensa representatividade em termos de narrativa dos seus conteúdos e sucesso com o público. Experimentar um conteúdo inédito lá representa a responsabilidade de fazer com que esta série siga por este mesmo caminho, queremos e planejamos novas temporadas", diz.

VETERINÁRIA-DETETIVE

Ambientada em uma clínica veterinária, "O Que Dizem os Seus Olhos", de Carolina Ziskind e Paula Szutan, segue o formato "procedural drama" (drama processual), em que um caso é resolvido por episódio.

A atração é protagonizada por Corina, uma médica veterinária de 40 anos, divorciada. Bem-sucedida e com talento natural para lidar com cães, ela esconde um grande trauma sofrido em sua vida pessoal.

"A maior referência para a série é 'House' [2004-2012]. Ele [o protagonista vivido por Hugh Laurie] também tinha que solucionar um caso de um paciente a cada episódio. Para isso, se utilizava de um método que é polêmico e brilhante, inspirado em Sherlock Holmes, e que se repetia a cada história. Corina é uma veterinária polêmica e brilhante ao mesmo tempo, que se utiliza de um método não convencional para solucionar seus casos", afirma Paula Szutan. "Tanto House como Corina atuam como detetives em busca de pistas que os conduzam a alcançar seus objetivos."

No meio dos problemas veterinários, o público deverá conhecer mais a vida da personagem, assim como os relacionamentos de seus colegas de trabalho. Segundo a roteirista, o ritmo e o humor presentes na primeira temporada de "Grey's Anatomy" também são uma referência para a produção.

Inicialmente, a protagonista de "O Que Dizem os Seus Olhos" seria autista, mas a ideia foi reformulada após consultas com Marta Kauffman, criadora de "Friends" (1994-2004), e Barry Schkolnick, roteirista de "Law and Order" e "The Good Wife". "Ouvimos a voz da experiência e resolvemos retrabalhar as características dela", diz.

NOVOS PROJETOS

Além das duas séries em andamento, a Globosat já selecionou para produzir outros três roteiros apresentados em seu primeiro workshop. Uma série de documentários para o Canal Brasil sobre o universo dos 'cross-dressers' (pessoas que se vestem com roupas do sexo oposto), de David França, e outras duas ficções, sendo uma delas para o Universal.

"Foi um investimento na casa de alguns milhões, dinheiro próprio da Globosat", afirma Letícia Muhana, diretora do canal Viva, sobre o programa de capacitação de roteiristas, que também recebeu nomes como Robert Mckee, Darren Star ("Sex and the City) e Scott Buck ("Dexter")..

"Estamos prestando contas para o mercado, mostrando o processo enriquecedor que o foi writer's room [laboratório para o desenvolvimento dos roteiros das produções]. Não dá mais para fugir do processo. Se a indústria de entretenimento americana, que é madura, trabalha com ele, é uma colaboração definitiva."

Para a gravação, as séries deverão utilizar linhas de crédito do Fundo Setorial do Audiovisual, da Ancine (Agência Nacional do Cinema). Também existe a possibilidade de um intercâmbio com profissionais da Globo, que integrou no ano passado a TV aberta com suas empresas de cinema (Globo Filmes) e de TV paga (Globosat).

"Isso só pode ser bom para o entretenimento brasileiro. Porque podemos pegar os talentos que estão ali e que estão dispostos, independentemente do canal, a construir bons roteiros e boas séries", conclui Letícia Muhana.

O jornalista ALBERTO PEREIRA JR. viajou a convite da Globosat.

Luciana Whitaker - 27.jun.2013/Folhapress
Letícia Muhana, diretora do canal Viva, que produz a série 'Meu Amigo Encosto'
Letícia Muhana, diretora do canal Viva, que produz a série 'Meu Amigo Encosto'

Endereço da página: