Folha de S. Paulo


Jornalista relembra em livro seus encontros com artistas pop

Sem foto para comprovar, o encontro inesperado com Bob Dylan —vestido com roupas de inverno em uma tarde quente de 2012— em plena avenida Nossa Senhora de Copacabana, no Rio, pareceria história de pescador.

Por essa e por outras casualidades que lhe aproximaram de artistas do mundo pop é que Jotabê Medeiros, 51, anda sempre munido de câmera fotográfica. O crítico e repórter do jornal "O Estado de S. Paulo", com 25 anos de carreira, adotou o hábito para não passar por mentiroso.

A sua imagem de Dylan passeando por Copacabana e outras acumuladas ao longo de coberturas na área cultural saem agora no livro "O Bisbilhoteiro das Galáxias - No Lado B da Cultura Pop". O título é uma referência à série de ficção científica "O Guia do Mochileiro das Galáxias", de Douglas Adams, de quem o jornalista é fã.

Fabio Braga/Folhapress
Jotabê Medeiros em bar na Vila Madalena, em São Paulo
Jotabê Medeiros em bar na Vila Madalena, em São Paulo

No volume, Medeiros conta impressões íntimas e bastidores de reportagem. Ao todo, em tom de crônica, escreve sobre 46 personalidades, a maior parte delas do meio musical, como Patti Smith, Roberto Carlos, Manu Chao, Fatboy Slim, Arnaldo Baptista e Bruce Springsteen.

De outras áreas da cultura, ganharam espaço a fotógrafa Maureen Bisilliat, o poeta Roberto Piva (1937-2010), o ativista Abdias do Nascimento (1914-2011) e o arquiteto João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé.

Os textos vêm acompanhados das imagens clicadas por Medeiros e de ilustrações de Paulo Sayeg. As fotos, feitas de forma amadora —algumas delas com celular—, mostram, em geral, os artistas em momentos fora dos holofotes.

Axl Rose, do Guns N' Roses, aparece usando capa de chuva amarela no "backstage" do Rock in Rio. O ator Jude Law é mostrado circulando entre o público do festival de jazz de New Orleans em 2011.

"Eles [os artistas pop] têm, em geral, uma vida muito comum. A gente é que glamoriza, e é natural que se glamorize porque essas pessoas ficam enormes no palco, mas, fora dali, eles esperam tanto quanto eu um avião em Paris, como o Iggy Pop, que encontrei de chinelo e meia", diz Medeiros sobre o momento registrado em 2008.

Após o Carnaval, em data ainda não definida, será realizada também uma exposição com as fotos de Medeiros na Imã Foto Galeria, na Vila Madalena. Com material farto em arquivo, o jornalista considera também lançar um segundo volume.

O BISBILHOTEIRO DAS GALÁXIAS
AUTOR Jotabê Medeiros
EDITORA Lazuli
QUANTO R$ 29,90 (216 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: