Folha de S. Paulo


Obama homenageia Harold Ramis, ator de 'Os Caça-Fantasmas'

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, homenageou o ator, roteirista e diretor de cinema Harold Ramis, que morreu na segunda-feira (24) aos 69 anos. Ao relembrar seus trabalhos, o presidente ressaltou sua importância na cultura americana contemporânea.

Ramis era um símbolo das comédias americanas das décadas de 1980 e 1990. Ele atuou em "Os Caça-Fantasmas" (1984) e "Os Caça-Fantasmas 2" (1989), filmes que também ajudou a escrever, e dirigiu o colega Bill Murray em "Feitiço do Tempo" (1993).

Para Obama, ele foi "um dos maiores satiristas dos EUA".

"Quando nós assistíamos seus filmes —de 'O Clube dos Cafajestes' a 'Clube dos Pilantras' e 'Feitiço do Tempo'—, nós não apenas ríamos até doer. Nós questionávamos a autoridade. Nós nos identificávamos com o excluído. Nós torcíamos pela zebra. E através disso tudo, nós nunca perdíamos a fé nos finais felizes", escreveu Obama em comunicado oficial.

"Nossos pensamentos e orações estão com a mulher de Harold, Erica, seus filhos e netos, e todos aqueles que o amavam, que citam seu trabalho com despreocupação, e que esperam que ele tenha recebido plena consciência."

A última sentença é uma referência a "Clube dos Pilantras", filme escrito por Ramis em que um carregador de tacos interpretado por Bill Murray diz ter recebido a promessa de "plena consciência" de Dalai Lama, quando o ajudou numa partida de golfe.


Endereço da página:

Links no texto: