Folha de S. Paulo


Blondie diz que boicote aos Jogos de Inverno de Sochi é 'dever moral'

A banda de rock americana Blondie, que recusou um convite para se apresentar na Olimpíada de Inverno de Sochi, na Rússia, afirmou em carta estar cumprindo seu "dever moral" ao boicotar os jogos.

No início de fevereiro, o grupo nova-iorquino revelou via Twitter que havia rejeitado o convite dos organizadores dos Jogos de Inverno. O show do Blondie aconteceria numa cerimônia de entrega de medalhas, no festival Red Rocks, onde a banda tocaria por 45 minutos para 25 mil pessoas.

No entanto, em defesa dos "direitos humanos", os membros do Blondie responderam negativamente aos organizadores da Olimpíada.

Carlo Allegri - 5.fev.2014/Reuters
A vocalista do Blondie, Debbie Harry, em show no Brooklyn, em Nova York
A vocalista do Blondie, Debbie Harry, em show no Brooklyn, em Nova York

Agora, em carta publicada pela revista britânica "NME", a vocalista Blondie Debbie Harry e o guitarrista Chris Stein disseram que rejeitar a proposta não foi uma decisão fácil.

"Nós queríamos ir, mas não achamos que fosse apropriado, especialmente por causa da nova legislação maluca banindo 'propaganda homossexual' e pelo clima de repressão antigay", escreveram os músicos.

"O Blondie tem um longo relacionamento com a comunidade gay. Eles são nossos amigos e vizinhos, então assumir essa posição e representá-los nos pareceu natural."


Endereço da página:

Links no texto: