Folha de S. Paulo


Morre cantor venezuelano Simón Díaz, aos 85 anos

O cantor venezuelano Simón Díaz, conhecido em seu país como "Tío Simón" e autor da canção "Caballo Viejo", morreu nesta quarta (19) aos 85 anos, informou sua filha Bettsimar Díaz.

"Com lágrimas anuncio ao país que meu amado pai partiu esta manhã, em paz", escreveu Bettsimar no Twitter.

Díaz estava afastada da vida pública há vários anos por sofrer de Alzheimer.

Um dos últimos reconhecimentos recebido pelo músico foi um Grammy honorário em 2008, após o qual se retirou definitivamente dos cenários musicais, devido ao avanço da doença.

Díaz nasceu em 8 de agosto de 1929 em Barbacoas, cidade próxima a Caracas.

Durante sua carreira, obteve diversos reconhecimentos, entre eles a Ordem do Libertador, mais alta condecoração do Estado venezuelano. Ele foi o único artista nacional a receber a distinção.

Muitos de suas principais canções, como "Caballo Viejo", "Amor Enguayabao", "Pequeña Gota de Rocío" e "La Vaca Mariposa" foram interpretadas por outros grandes artistas, entre eles Mercedes Sosa, Joan Manuel Serrat e Cheo Feliciano, além de Caetano Veloso.

O diretor de cinema espanhol Pedro Almodóvar incluiu "Tonada de Luna Llena" (1995), na voz de Caetano, na trilha sonora de seu filme "A Flor do Meu Segredo", e a coreógrafa alemã Pina Bausch utilizou músicas do venezuelano em sua obra "Nur Du".

Díaz também apresentou diversos programas de rádio e televisão dedicados a promover a música e a cultura popular da Venezuela. Foi em um deles, voltado para o público infantil, que recebeu o apelido de Tio Simón.

Sua filha Bettsimar Díaz ajudou a difundir a obra do pai nos últimos anos, com uma série de TV chamada "Todo Sobre Mi Padre", na qual conta anedotas artísticas e familiares do músico, assim como a origem de suas canções, sempre com base nas histórias relatadas por Díaz.

Ouça algumas músicas de Simón Díaz:

Caballo Viejo - Simón Díaz en el Teatro Teresa Carreño

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Caetano Veloso - Tonada de luna llena

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: