Folha de S. Paulo


Novatos do Rudimental concorrem hoje com veteranos no Brit Awards

Bastou um ano para que o coletivo inglês de dance music Rudimental percorresse o caminho do underground do subúrbio londrino ao topo das paradas de sucesso do Reino Unido.

Com "Home", seu álbum de estreia, lançado em abril passado, o grupo conquistou a notoriedade que lhe rendeu três indicações no Brit Awards, maior prêmio da música britânica, que será entregue nesta quarta-feira (19) em Londres.

No Brasil, a festa será exibida pelo canal pago Multishow, duas horas depois, a partir das 19h. Também haverá, pela primeira vez na história do evento, transmissão ao vivo on-line pelo YouTube. A programação começa às 17h, pelo horário de Brasília.

A cerimônia terá shows de —além do próprio Rudimental— Arctic Monkeys, Katy Perry, Lorde, Bruno Mars, Pharrell Williams, Bastille, Ellie Goulding e Disclosure, entre outros.

"[O show no Brit Awards] será a chance de nos apresentarmos para muitas pessoas que estarão vendo pela primeira vez o que o Rudimental faz. Vamos colocar toda a energia", disse à Folha o DJ e produtor Amir Amor, um dos integrantes do quarteto, em entrevista por telefone em um estúdio em Londres.

Danny North/Divulgação
O grupo inglês Rudimental, formado por Piers Aggett (esq.), Amir Amor, DJ Locksmith e Kesi Dryden
O grupo inglês Rudimental, formado por Piers Aggett (esq.), Amir Amor, DJ Locksmith e Kesi Dryden

O grupo, criado na região londrina de Hackney há cerca de cinco anos, tem também na sua formação Piers Agget, Kesi Dryden e DJ Locksmith. De diferentes trajetórias na música, os integrantes fazem do som do Rudimental uma mistura de dance, soul, funk, jazz e hip-hop, entre outros ritmos.

"É música vinda das garagens, contra o mainstream. Recentemente nós crescemos, mas nós costumávamos tocar só no underground, em rádios piratas", lembra Amor. Para ele, porém, o sucesso do quarteto não veio sozinho. "Há um grande interesse por dance music no mundo todo", diz.

O Rudimental concorre a melhor grupo, single do ano (por "Waiting All Night", uma parceria com a cantora Ella Eyre nos vocais) e melhor disco (por "Home"). Na concorrência pelo prêmio de melhor álbum, enfrentam, entre outros, nada menos que David Bowie e seu "The Next Day" (confira abaixo a lista completa de indicados).

As três nomeações colocam o quarteto —empatado com a cantora pop Ellie Goulding, que virá ao Lollapalooza em São Paulo, em abril— entre os líderes em indicações da edição. Na liderança, concorrendo em quatro categorias cada um, estão os também novatos do Bastille, banda de rock, e do Disclosure, duo de música eletrônica que também vem ao Lollapalooza brasileiro.

CONVIDADOS

O principal destaque do Rudimental é não ter um vocalista próprio e, sim, diversos convidados. "Nós tomamos a decisão de ficar por trás da música, somos os compositores e produtores", diz Amor, que toca guitarra nos shows ao vivo.

"Preferimos ter diferentes cantores que possam se expressar de maneiras diferentes. Seria limitado ter uma pessoa só. Preferimos ter uma família", completa. Entre os que participam do disco de estreia estão Emeli Sandé (em "Free" e "More Than Anything"), John Newman ("Not Giving In" e no hit "Fell the Love"), Angel Haze ("Hell Could Freeze") e Foxes ("Right Here").

Uma das próximas parcerias do coletivo deve acontecer com a boy band One Direction. O conteúdo do trabalho em conjunto, no entanto, ainda é "top secret", diz Amor.

O modelo de participações ("features", em inglês) deve ser seguido também no próximo disco, que Amor conta que o grupo já está preparando, ainda sem data definida para lançamento.

"O primeiro [disco] ainda tem um longo caminho a percorrer. Temos que ter mais tempo com ele. Ainda temos que ir ao Brasil, por exemplo", diz. "Será melhor lançar um segundo álbum quando as pessoas realmente souberem o que o Rudimental é." Na estrada, entre outros festivais, o grupo tem pela frente o Coachella, na Califórnia, em abril.

Confira a lista de indicados no Brit Awards:

MELHOR PRODUTOR
Ethan Johns
Flood & Alan Moulder
Paul Epworth

ARTISTA REVELAÇÃO
Bastille
Disclosure
Laura Mvula
London Grammar
Tom Odell

MELHOR ARTISTA SOLO - FEMININO
Birdy
Ellie Goulding
Jessie J
Laura Marling
Laura Mvula

MELHOR ARTISTA SOLO - MASCULINO
David Bowie
Jake Bugg
James Blake
John Newman
Tom Odell

MELHOR GRUPO
Arctic Monkeys
Bastille
Disclosure
One Direction
Rudimental

MELHOR SINGLE
Bastille - "Pompeii"
Calvin Harris e Ellie Goulding - "I Need Your Love"
Disclosure - "White Noise"
Ellie Goulding - "Burn"
John Newman - "Love Me Again"
Naughty Boy com participação de Sam Smith - "La La La"
Olly Murs - "Dear Darlin'"
One Direction - "One Way Or Another"
Passenger - "Let Her Go"
Rudimental com participação de Ella Eyre - "Waiting All Night"

ÁLBUM DO ANO
Arctic Monkeys - "AM"
Bastille - "Bad Blood"
David Bowie - "The Next Day"
Disclosure - "Settle"
Rudimental - "Home"

ARTISTA SOLO INTERNACIONAL - FEMININO
Janelle Monáe
Katy Perry
Lady Gaga
Lorde
Pink

ARTISTA SOLO INTERNACIONAL - MASCULINO
Bruno Mars
Drake
Eminem
John Grant
Justin Timberlake

BANDA INTERNACIONAL
Arcade Fire
Daft Punk
Haim
Kings Of Leon
Macklemore & Ryan Lewis


Endereço da página:

Links no texto: