Folha de S. Paulo


Revista 'Granta' anuncia edição com autores em língua portuguesa

A revista literária "Granta" abrirá, em fevereiro, um concurso para selecionar os 20 melhores jovens escritores de língua portuguesa, anunciou nesta quarta (22) a editora Tinta-da-China, responsável pela publicação em Portugal.

Poderão concorrer autores nascido depois de 1º de maio de 1975 em qualquer um dos oito países lusófonos –inclusive do Brasil, que já teve em 2012 uma edição com "Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros".

Também podem participar autores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

Os interessados devem enviar, de 1º de fevereiro a 31 de julho, um texto literário inédito, com pelo menos 10 mil caracteres e no máximo 50 mil.

Só será aceito um texto por autor, que pode enviar também material complementar, como livros próprios e textos publicados em antologias ou jornais –estes servirão como "informação adicional", segundo a editora Tinta-da-China, mas não serão o critério central para avaliar a publicação.

Serão aceitos contos ou trechos de romances, desde que permaneçam inéditos até a publicação da edição da "Granta", programada para maio de 2015. Ensaios, peças e poemas não serão considerados.

Os textos serão avaliados por cinco especialistas, em comissão presidida por Carlos Vaz Marques, diretor da "Granta" portuguesa.

Outras informações estão disponíveis no site da editora Tinta-da-China.

BRASILEIROS

Segundo Madalena Alfaia, da Tinta-da-China, mesmo escritores que tenham concorrido ou entrado na "Granta - Os Melhores Jovens Autores Brasileiros" poderão participar da nova seleção, que não terá influência da feita no Brasil.

A edição com autores brasileiros foi publicada em 2012, reunindo tanto nomes já consagrados, como Daniel Galera e Ricardo Lísias, como outros mais atuantes como editores ou críticos, como Cristhiano Aguiar e Vinicius Jatobá.

Vendeu em torno de 10 mil exemplares, segundo o editor Roberto Feith, da Objetiva, responsável pela publicação no país, e foi publicada também em língua inglesa.

Criada em 1889 por estudantes na Inglaterra, a revista "Granta" consagrou-se com edições dos melhores jovens escritores britânicos (desde 1983), norte-americanos e de língua espanhola. Revelou ou ajudou a promover nomes como Julian Barnes, Ian McEwan, Salman Rushdie, Jonathan Safran Foer e Jonathan Franzen.


Endereço da página:

Links no texto: