Folha de S. Paulo


Pista de skate criada pelo roqueiro Chorão será demolida

Após semanas de negociações, amigos e fãs do roqueiro Chorão, morto em março de 2013, perderam a briga para manter em funcionamento o Chorão Skate Park, pista de skate fundada pelo cantor localizada em um estabelecimento privado em Santos (SP).

O espaço era alugado pelo ex-vocalista da banda Charlie Brown Jr. Desde a morte de Chorão, porém, o parque enfrentava problemas por falta de recursos, o que provocou o seu fechamento e, recentemente, a tentativa de destruição das pistas pelos proprietários do imóvel —o que mobilizou fãs, skatistas e amigos para tentar impedir a destruição.

Segundo o músico Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas Roque Clube, o grupo de mobilização criado conseguiu o apoio de Luciano Huck, Sônia Abrão e do empresário João Paulo Diniz.

A prefeitura de Santos também entrou nas negociações e colocou à disposição monitores para realizar projetos educacionais de música e esporte no local.

Todas as propostas, porém, foram recusadas pelos proprietários na última segunda (20), devido à ausência de um fiador para o contrato.

Lucas Baptista/Futura Press/Folhapress
Trator trabalha em pista do Chorão Skate Park, em Santos (SP)
Trator trabalha em pista do Chorão Skate Park, em Santos (SP)

HISTÓRICO

Em setembro de 2013, o irmão do cantor Chorão, Fábio Abrão, postou uma mensagem na página do Facebook do parque justificando seu fechamento.

"Comecei uma corrida em busca de recursos financeiros para manter o local aberto, corri atrás de patrocinadores, pedi ao poder público e cheguei ao ponto de pedir dinheiro pra vocês fãs", afirmou o irmão do cantor.

"Tudo o que estava ao meu alcance foi feito, mas as ações não atingiram o objetivo, não foram suficientes para pagar todas as dívidas, que a cada dia que passa aumenta."

O parque encerrou suas atividades alguns dias depois da mensagem, no dia 28 do mesmo mês, mas apenas há duas semanas teve início o processo de demolição, que desencadeou a mobilização para salvar o espaço.

Segundo relatos de fãs e amigos, eles conseguiram parar as máquinas e começaram a busca por financiamento para saldar as dívidas e renovar o contrato de aluguel.

Um proposta de utilização do local deveria ser entregue até quinta-feira, dia 16 de janeiro. O projeto, que contava com apoio da prefeitura de Santos e de empresas privadas, foi entregue na manhã da sexta, 17, e os proprietários pediram dois dias para avaliá-lo.

VAQUINHA

Uma vaquinha online também foi criada para pagar um seguro fiança —alternativa encontrada para a ausência de um fiador—, mas a proposta final não foi aceita pelos proprietários do estabelecimento.

Para o músico, a perda não pode ser recuperada: "O Chorão Skate Park era uma das melhores pistas de skate da América Latina. O projeto foi feito para ser uma pista internacional, e não vamos conseguir fazer isso de novo em nenhum outro lugar. Homenagens já têm, existem outras duas [pistas] com o nome dele [Chorão], nas músicas e tudo mais. Nossa missão era proteger o projeto original feito por ele", disse à Folha.


Endereço da página: