Folha de S. Paulo


Autobiografia de Hitler, 'Mein Kampf' se torna best-seller em versão ebook

Edições digitais do livro de Adolf Hitler "Mein Kampf" (minha luta) são um sucesso online.

Como observou o escritor e jornalista Chris Faraone, em artigo no site "Vocativ", há mais de 100 versões do livro no site de compras online "Amazon", em diferentes formatos, das quais seis são ebooks que aparecem em listas dos mais vendidos em seus subgêneros como "história e filosofia" e "ideologia".

Além deles, o livro já foi baixado gratuitamente mais de 100 mil vezes.

Judeus exigem que livraria holandesa deixe de vender livro de Hitler

Efe (articleG"[]":http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/10/1363222-judeus-exigem-que-livraria-holandesa-deixe-de-vender-livro-de-hitler.shtmlraphicSpace).
Foto da capa da primeira edição publicada do livro 'Mein Kampf
Foto da capa da primeira edição publicada do livro 'Mein Kampf", escrito por Hitler

Para Farone, a popularidade pode ser explicada pelo fato de que, em versões digitais, as pessoas podem ler o polêmico livro "na privacidade de seus próprios iPads".

O jornalista perguntou ao editor de uma das versões do livro, Michael Ford, sobre o dilema moral que enfrentaria caso tivesse que promover a obra.

"Eu não promovi o livro intensamente e decidi, na maior parte das vezes, deixar ele se espalhar entre aqueles que tem um verdadeiro interesse histórico e acadêmico, naturalmente", respondeu Ford.

50 TONS

Para Farone, o fenômeno de vendas se assemelha ao que acontece com romances, que segundo pesquisas são lidos geralmente de forma mais "clandestina", nos formatos digitais.

"Pessoas podem não querer comprar o 'Mein Kampf' na [livraria] Border ou pedir para entregarem em suas casas ou deixar à mostra em suas prateleiras de livros, muito menos serem pegas lendo o livro no metrô, mas julgando pelas centenas de comentários online, leitores gostam do fato que edições digitais podem ser lidas com calma e depois jogadas numa pasta ou deletadas", escreve Faraone.

Ao citar comentários de leitores na Amazon (um deles diz que ficou morto de curiosidade para saber o que contava o livro de Hitler), Farone compara o manifesto nazista ao fenômeno erótico "50 Tons de Cinza". "Comentários semelhantes foram feitos sobre o sucesso erótico '50 Tons de Cinza', mas, comparado com o 'Mein Kampf', livros com algemas e couro parecem bem leves".


Endereço da página:

Links no texto: