Folha de S. Paulo


'Amores Roubados' deixa de lado retrato do Recife no século 19

"Amores Roubados" foi livremente inspirado no livro "A Emparedada da Rua Nova", do escritor pernambucano Carneiro Vilela (1846-1913), segundo divulgação da TV Globo.

Pelos capítulos iniciais, muito "livremente".

Crítica: Time de peso dá relevância a 'Amores Roubados'

A trama usa um pífio esqueleto do original, focado nas peripécias do Don Juan chamado, no livro e na tela da TV, de Leandro.

Mas desaparece a característica mais destacada da obra,que é uma arguta dissecação da sociedade recifense do fim do século 19.

Tem um texto intrincado, mas ainda assim acessível, o que explica o sucesso da publicação em folhetim semanal, entre 1909 e 1912.

A primeira versão do texto, em livro, é de 1886. Depois da carreira folhetinesca, as edições da obra completa foram escassas, tornando o romance desconhecido fora de Pernambuco.

A edição recém-lançada pela Cepe Editora (nas livrarias por R$ 45) pode pegar carona na minissérie global. Quem comprar o volume terá nas mãos um catatau com muitas idas e vindas temporais em suas 518 páginas.

O tamanho do livro não deve assustar. Seu caráter episódico segura o leitor.

A "emparedada" do título pode ser real ou invenção de Vilela. A moça enterrada viva sob tijolos é hoje lenda urbana em Pernambuco.


Endereço da página:

Links no texto: