Folha de S. Paulo


James Cameron irá filmar três sequências de 'Avatar' na Nova Zelândia

O diretor canadense James Cameron anunciou nesta segunda (16) que pretende filmar três sequências da ficção científica "Avatar" na Nova Zelândia, depois de concluir um acordo com o governo do país para aumentar os subsídios de produção.

Segundo o diretor, os filmes --com orçamento combinado de no mínimo US$ 415 milhões (cerca de R$ 968 milhões)-- serão filmados em sequência e devem estrear um por ano, a partir de 2016.

O "Avatar" original, de 2009, foi filmado parcialmente na Nova Zelândia e levou o Oscar por seus efeitos especiais, realizados pela empresa neozelandesa Weta Digital. A empresa é conhecida também por seus trabalhos com Peter Jackson, diretor das trilogias "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit".

Além do maior subsídio, que deve chegar a 25% do orçamento dos novos filmes, Cameron disse que a Nova Zelândia oferece equipes de produção altamente especializadas, assim como os efeitos especiais de melhor qualidade.

"Já trabalhei com equipes de todo o mundo, várias nos Estados Unidos e Canadá, mas você não encontra a mesma faísca", declarou.

O primeiro-ministro do país, John Key, declarou que as filmagens dos novos episódios de "Avatar" mostrarão ao mundo que a "Nova Zelândia é um grande lugar para rodar filmes".

"Temos que ser mais que um país apenas com costela de cordeiro e os All Blacks [seleção de rúgbi]", disse Key em referência aos símbolos mais conhecidos do país.

"Isto é o que a indústria do cinema faz, mostra ao mundo que somos mais que isto", completou.

Cameron --que dirigiu outros sucessos de bilheteria como "Titanic", "Exterminador do Futuro" e "Aliens, O Resgate"-- se negou a revelar o custo total dos três filmes, mas disse que espera manter a conta abaixo de um bilhão de dólares.


Endereço da página: