Folha de S. Paulo


Academia de Cinema Europeu homenageará Almodóvar na cerimônia de premiação

A Academia de Cinema Europeu irá homenagear o diretor espanhol Pedro Almodóvar na cerimônia de premiação que acontece neste sábado (7), em Berlim.

O cineasta irá receber a estatueta de honra por sua contribuição ao cinema, além de concorrer por melhor comédia pelo filme "Os Amantes Passageiros".

Divulgação
Cena do filme
Cena do filme "Os Amantes Passageiros", de Pedro Almodóvar

O nome do diretor está entre os laureados pela Academia desde sua fundação, em 1988, ano em que foi premiado pelo filme "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos".

Desde então, o espanhol esteve presente na cerimônia diversas vezes, com destaque para sua participação em 1999, quando o filme "Tudo Sobre Minha Mãe" recebeu três prêmios, e em 2006, ano em que o longa "Volver" levou cinco estatuetas.

Almodóvar compartilhará a homenagem da noite com a atriz francesa Catherine Deneuve, que receberá prêmio pelo conjunto de sua carreira.

O cinema espanhol também estará presente nas demais categorias. "Branca de Neve", de Pablo Berger, compete por melhor filme do ano com o alemão "Oh Boy", de Jan Ole Gerster, o belga "Alabama Monroe", de Feliz Van Groeningen, o francês "Azul é a Cor Mais Quente", de Abdellatif Kechiche e os italianos "The Best Offer", de Giuseppe Tornatore e "A Grande Beleza", de Pablo Sorrentino.

Berger também concorre a melhor direção, junto com Goreningen, Kechiche, Tornatore e Sorrentino, além do diretor francês François Ozon,

Na categoria de melhor atriz, competem Naomi Watts, Keira Knightley, Veerle Baetens e Luminita Gheorghiu. Entre os atores, os indicados são Tom Schilling, Jude Law, Johan Heldenbergh, Fabrice Luchini e Toni Servillo.

A Academia de Cinema Europeu foi fundada em Berlim em 1988 por Wim Wenders, Ingmar Bergman e outros 40 cineastas, como resposta ao Oscar. Desde então, a capital alemã abriga a sede da entidade.


Endereço da página: