Folha de S. Paulo


HQ independente conclui história ecológica interrompida há 13 anos

Uma trama que começou a ser conhecida pelo público há mais de 15 anos finalmente é concluída com o lançamento de "Zu Kinkajú", do brasileiro Céu D'Ellia, na próxima segunda-feira.

A obra conta a história de uma dupla de irmãos e sua busca por um misterioso bicho telepático --cujo nome batiza o livro--, pela Chapada dos Veadeiros (GO).

Com informações sobre a importância das adaptações dos animais aos seus ecossistemas e seus papéis neles, o autor constrói um conto ecológico voltado para o público infantil --que pode ir "de 9 a 99 anos", como diz a capa.

Divulgação
Detalhe de 'Zu Kinkajú', história em quadrinhos de Céu D'Ellia, que fala sobre os papéis dos animais nos ecossistemas
Detalhe de 'Zu Kinkajú', história em quadrinhos de Céu D'Ellia, que fala sobre os papéis dos animais nos ecossistemas

"O mais importante para mim é a metáfora contida no livro sobre coisas que a gente não conhece", diz D'Ellia, 50. "A lição que eu quero passar é que não conhecemos tudo que existe no mundo, que ainda há algo que podemos descobrir."

"Super Eco", como era chamada na época a publicação, teve seu primeiro capítulo lançado em 1998, mas foi interrompida no terceiro episódio, dois anos depois.

"Eu nem pensava em terminar essa história, mas com o tempo fui conhecendo pessoas que tinham lido quando crianças e que me perguntavam como seria o fim, o que tinha acontecido depois", conta o autor.

A história é apresentada na íntegra, com algumas alterações em relação aos capítulos já publicados. "O enredo continua o mesmo, mas há personagens novos e alguns foram deixado de lado."

O lançamento será realizado às 15h no estúdio do autor, em São Paulo (r. Rua Manuel da Nóbrega, 922), onde será possível ver o roteiro e algumas das artes originais. (CS)

ZU KINKAJÚ
AUTOR Céu D'Ellia
EDITORA Seecond Sun
QUANTO R$ 20 (48 págs.)


Endereço da página: