Folha de S. Paulo


São Paulo ganha festival de teatro contemporâneo

São Paulo ganhará um festival de teatro contemporâneo em 2014. A MIT#sp --Mostra Internacional de Teatro--, organizada por Antonio Araújo, encenador do Teatro da Vertigem, e Guilherme Marques, diretor geral do CIT-Ecum --Centro Internacional de Teatro Ecum--, foi anunciada ontem e acontecerá entre os dias 8 e 16 de março do ano que vem.

Com orçamento de cerca de 3,5 milhões de reais, a programação acontece em cinco teatros da capital, entre eles o próprio CIT -Ecum, o Auditório Ibirapuera e o Teatro Sérgio Cardoso. É inteiramente gratuita e composta por espetáculos, palestras e workshops.

Segundo Araújo, os festivais internacionais de teatro realizados por Ruth Escobar entre as décadas de 1970 e 1990 surgem como referência, sobretudo pelo caráter vanguardista que possuíam - estes eventos marcaram a história do teatro brasileiro ao introduzir no país trabalhos de artistas revolucionários como Bob Wilson e Jerzy Grotowski.

"Minha formação foi bastante marcada pelos festivais da Ruth Escobar. São Paulo, apesar de receber ao longo do ano muitos espetáculos estrangeiros, está órfão de um evento teatral internacional capaz de gerar espaço de intensidade e troca artística", afirma.

Até agora há oito espetáculos confirmados, todos de fora do país. A intenção é incluir mais duas ou três montagens, sendo uma deles nacional.

Grande parte da programação apresenta peças inéditas e artistas cuja obra nunca foi vista no Brasil, como Oskaras Korunovas que, ao lado de Eimuntas Nekrosius, é um dos mais importantes diretores lituanos da atualidade.

Divulgação
O ator e cantor de rock lituano Andrius Mamontovas, em cena da peça
O ator e cantor de rock lituano Andrius Mamontovas, em cena da peça "Hamlet" de Eimuntas Nekrosius.

Em sua versão para "Hamlet", o diretor discute a representação no teatro e na vida, encenando o clássico de Shakespeare em camarins móveis cujos espelhos projetam imagens de atores e espectadores.

Já em "Cineastas", o público brasileiro também tem seu primeiro contato com a investigação entre cinema e teatro realizada pelo autor e diretor argentino Mariano Pensotti.

CÉLEBRES E POLÊMICOS

Romeo Castelucci, encenador da Socìetas Raffaello Sanzio e conhecido por espetáculos polêmicos, se apresenta pela primeira vez em São Paulo com uma de suas criações mais atacadas: "Sobre o conceito de rosto no filho de Deus". A peça que abriu o último festival POA em Cena foi alvo de protestos religiosos na França e Itália por discutir sofrimento humano reunindo em cena a imagem de Jesus, excrementos de um senhor que sofre de incontinência fecal e crianças que passam o tempo atirando granada na representação de Deus.

O trabalho de Rodrigo García, argentino que vive na Espanha, apresentará na cidade "Gólgota Picnic". O espetáculo também discute religião e não causou menos protestos religiosos na Europa. Nele, o autor e diretor critica adoração e mercantilização da fé ao apresentar um piquenique no calvário de Cristo.

Expoente da cena teatral espanhola, Angélica Liddell também é um dos destaques da programação com "Eu Não Sou Bonita". A artista usa o próprio corpo como suporte desta performance que questiona mitos da beleza feminina. Buscando exorcizar o sofrimento da mulher na sociedade patriarcal, ela contracena com um cavalo, bebe, se corta e come o próprio sangue em cena.

Programação da 1ª edição MIT#sp - 2014

"Sobre o conceito de rosto no filho de Deus" - Romeo Castellucci Socìetas Raffaello Sanzio
(Itália)

"Cineastas" - Mariano Pensotti
(Argentina)

"Gólgota Picnic" - Rodrigo García - La Carnicería Teatro
(Espanha)

"Hamlet" - Oskaras Korunovas - OKT
(Lituânia)

"Ali" e "Nós Somos Semelhantes a esses Sapos..." - MPTA
Les Mains, les Pieds et la Tête Aussi
(França)

"Ubu e a Comissão da Verdade" - William Kentridge
Handspring Puppet Company
(África do Sul)

"Eu Não Sou Bonita" - Angélica Liddell - Atra Bilis Teatro
(Espanha)

"Anti-Prometheus" - Sahika Tekand - Studio Oyunculari
(Turquia)


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