Folha de S. Paulo


Bob Dylan é processado por declaração considerada racista

A comunidade croata na França prestou queixa contra o cantor Bob Dylan, 72, após declarações feitas por ele em uma entrevista dada em 2012. As informações são do jornal britânico "The Guardian".

Segundo representantes do Conselho dos Croatas na França, Dylan --que foi recentemente condecorado com a ordem da Legião de Honra francesa-- teria feito uma comparação entre croatas e nazistas, durante uma conversa com um jornalista da revista "Rolling Stone", publicada há um ano.

Bob Dylan é condecorado com a ordem da Legião de Honra na França
Bob Dylan lança clipe interativo de 'Like a Rolling Stone' 48 anos depois

Ao responder uma questão sobre os Estados Unidos de hoje em relação ao do período da Guerra de Secessão, o cantor disse: "Negros sabem que alguns brancos não queriam abrir mão da escravidão --que se pudessem, eles ainda seriam subjugados... Se você tem um senhor de escravo, ou um [Klu Klux] Klan em seu sangue, negros podem sentir isso. Essas coisas se arrastam até hoje. Assim como judeus podem sentir sangue nazista e sérvios sentem sangue croata".

Após o depoimento ser publicado, várias rádios croatas alegaram excluir as músicas de Dylan de seus repertórios.

O cantor foi convocado pela corte de Paris para comparecer na audiência sobre o caso --que pode se arrastar por até 18 meses, segundo um advogado consultado pela edição francesa da revista "Slate". Apesar de as leis sobre liberdade de expressão serem consideradas severas na França, o Conselho dos Croatas manifestou que apenas busca um pedido formal de desculpas.

Didier Plowy/Efe
Bob Dylan recebe a ordem da Legião de Honra da ministra da Cultura da França, Aurelie Filippetti, nesta quarta-feira (13)
Bob Dylan recebe a ordem da Legião de Honra da ministra da Cultura da França, Aurelie Filippetti, nesta quarta-feira (13)

Endereço da página:

Links no texto: