Folha de S. Paulo


Osasco mata saudade dos drive-ins com cinema a céu aberto

O ato de assistir a um filme de dentro do carro não precisa ser limitado apenas às pequenas telas para distrair as crianças durante longas viagens. O cine drive-in, ou autocine, está de volta a São Paulo com uma grande tela para deleite dos casais apaixonados e das famílias.

O Sesc Osasco realiza mensalmente três sessões grátis de filmes exibidos no formato drive-in. As projeções acontecem no estacionamento do local, com 70 vagas para carros e 50 cadeiras de praia para quem chega a pé.

O nome do projeto, Cine Chaparral, é uma homenagem a um dos drive-ins mais famosos que a cidade de São Paulo já teve, o Chaparral, que funcionou nos anos 1970.

O coordenador de programação do Sesc Osasco, Laudo Bonifácio, conta que a ideia surgiu como uma alternativa para usar o estacionamento de forma não convencional. "É um jeito diferente de curtir um programa cultural: dentro do carro", diz.

FUSCA

Presente à sessão de "Janela Indiscreta" (1954), no mês passado, o advogado Guilherme Ferreira, 31, diz que aderiu ao drive-in pelo fato de "possibilitar uma viagem no tempo". "Encontro os amigos e a família aqui, mas venho sozinho porque as pessoas não gostam de andar de Fusca", diz ele, em referência a Hanna, seu Fusca 1962 azul, de onde assistiu ao filme.

Além de um trailer que serve de lanchonete, são vendidas balas e pipocas diretamente nos carros para aqueles que acenderem o pisca-alerta. Os garçons se vestem como antigas figuras do cinema, como o lanterninha.

No antigo Chaparral, seis garçonetes atendiam aos carros vestidas no estilo cowboy, com coletes de franjas e chapéu, como conta Marina Ferreira da Silva, 67.

A aposentada trabalhou no local como garçonete e caixa por quatro anos. Segundo ela, o Chaparral, que comportava quase 500 carros, estava sempre lotado. "Tinha família, casal, tudo misturado. Mas era um autocine de muito respeito", diz. "Se um casal mais saidinho ultrapassasse os limites, chamávamos o segurança".

A edição de novembro do Cine Chaparral do Sesc acontece hoje, amanhã e sábado.

CINE CHAPARRAL
ONDE Sesc Osasco (av. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300; tel. 0/xx/11/3184-0900)
QUANDO hoje ("Daquele Instante em Diante"), amanhã ("Conta Comigo") e sáb. ("A Dança dos Vampiros"), às 20h
QUANTO grátis


Endereço da página:

Links no texto: