Folha de S. Paulo


Polonês Adam Szymczyk será o curador da próxima Documenta, marcada para 2017

Um pensador com reputação de inovador, polêmico e vanguardista, o polonês Adam Szymczyk acaba de ser anunciado como o próximo curador da Documenta, mostra de arte contemporânea realizada a cada cinco anos em Kassel, na Alemanha, considerada um dos eventos mais importantes do calendário das artes visuais.

Num perfil publicado pelo jornal "The New York Times", Szymczyk, "magro, alto e dono de um cabeleira loira desgrenhada", é incensado como uma espécie de "rock star" entre os curadores.

Desde 2003, Szymczyk dirige o centro cultural Kunsthalle Basel, em Basileia, onde organizou mostras de artistas como o sul-coreano Sung Hwan Kim e o norte-americano Lee Bozano. Szymczyk também já colaborou com o curador da próxima Bienal de São Paulo, o britânico Charles Esche, numa exposição no Museu de Arte de Gotemburgo, na Suécia.

"Estou convencida de que Szymczyk, um curador idiossincrático e inovador, vai dar mais destaque à Documenta", disse a ministra alemã para a Arte e a Ciência, Eva Kühne-Hörmann, no comunicado oficial da escolha do curador divulgado pela mostra.

Uwe Zucchi/AFP
O polonês Adam Szymczyk, anunciado como curador da próxima Documenta de Kassel
O polonês Adam Szymczyk, anunciado como curador da próxima Documenta de Kassel

Endereço da página:

Links no texto: