Folha de S. Paulo


Grafite em quartel aumenta zum-zum sobre presença de Banksy em Fortaleza

Desde que a organização de um festival de arte urbana em Fortaleza anunciou a possibilidade de o artista britânico Banksy participar do evento, um burburinho tomou conta da capital cearense.

Nesta quinta (21), um estêncil de um menino fazendo xixi, parecido com as icônicas figuras de Banksy, amanheceu pichado no muro de um quartel da PM em Fortaleza, aumentando o zum-zum-zum. A pintura foi coberta com tinta branca horas depois.

Banksy ataca o novo World Trade Center e provoca o 'New York Times' na internet
Elio Gaspari: Para um bom domingo: Banksy

Banksy é o artista urbano mais famoso do mundo, mas sua identidade é desconhecida. Ele é notório por seus estênceis provocativos que questionam o establishment e ridicularizam a polícia.

As especulações sobre a vinda de Banksy começaram no início deste mês, quando curadores do Concreto - 1º Festival Internacional de Arte Urbana em Fortaleza disseram que o britânico topara ir à capital cearense.

Organizador do festival, o artista e cenógrafo Narcélio Grud diz que conseguiu com um amigo um email de Banksy e passou a se corresponder com o inglês. Segundo Grud, o argumento para convencê-lo foi a necessidade de ele conhecer melhor o Terceiro Mundo. "Falamos da situação de Fortaleza, mostramos que estamos na periferia da periferia."

A primeira resposta de Banksy, sempre segundo Grud, teria sido curta: "Fale um pouco mais". O grupo de Fortaleza reforçou os argumentos e diz ter recebido por fim um ok. "Dissemos que dávamos passagem e hospedagem e garantiríamos o anonimato dele. Ele disse que viria, mas que não precisava de nada. Nem falou quando chegaria", relata o curador.

O fato é que Fortaleza passou a brincar com a situação. Muros da cidade apareceram pichados com a inscrição "Banksy, you're a lie" (Banksy, você é uma mentira). Numa bem-humorada carta a Banksy publicada no jornal "O Povo", um designer e um ilustrador apresentaram a cidade a Banksy.

Temporada de Banksy em NY gera polêmicas e 'caças ao tesouro'
Grafiteiro Banksy vende obras de milhares de dólares por R$ 130

Mas, por enquanto, tudo não passa de brincadeira e expectativa. Ao ver o estêncil do quartel, o próprio Narcélio Grud se mostrou descrente. "Só vi uma foto, mas não parece o estilo dele, não estou convencido."

O curador diz saber que a menção a Banksy traz visibilidade ao Concreto, mas lamenta que tamanha atenção ao britânico ofusque os artistas do festival. Estão em Fortaleza artistas como o alemão Loomit, o argentino poeta, o maranhense Naldo e o pernambucano Galo, entre outros.


Endereço da página:

Links no texto: