Folha de S. Paulo


Exposição no Louvre reúne objetos que inspiram o trabalho de Bob Wilson

O diretor de teatro americano Bob Wilson, 72, instalou sua cama no museu do Louvre, em Paris. Ela está em meio a uma coleção de objetos pessoais e projeções de vídeo na exposição "Living Rooms", que reúne pertences de Wilson que inspiram seu trabalho. Há de arte contemporânea a objetos encontrados pelo autor na rua.

"Queria apresentar algo pessoal: mostrei meu quarto", resume o diretor.

As estátuas, máscaras, gravuras e dezenas de cadeiras expostas foram acumuladas pelo texano ao longo da vida. Ele comprou seu primeiro quadro ainda criança, por 75 centavos. Entre os itens mais inusitados há uma luva infantil encontrada na 7ª avenida de Nova York e um par de sapatos da atriz alemã Marlene Dietrich.

Bob Wilson preferiu exibir suas memórias sem nenhuma explicação junto às peças. Não há cartazes nem legendas.

ARTEVÍDEO

Além dos objetos, a exposição traz vídeos produzidos pelo diretor. Alguns, criados especialmente para o Louvre, são exibidos em outra sala -imagens de Lady Gaga gravadas em um estúdio no começo do mês. A cantora encarna personagens de quadros famosos, como o retrato de Caroline Rivieri, pintado por Jean Auguste Ingres em 1806, hoje exposto no museu.

Conhecido na França por suas peças, Wilson é um dos precursores da artevídeo, como afirma a organizadora do evento, Stéphane Malfettes. Ao redor da exposição há outras homenagens previstas. Entre elas, a apresentação, no Théâtre de la Ville, do espetáculo " The old woman", do qual Wilson é coautor.


Endereço da página: