Folha de S. Paulo


'Nunca vi muito sentido em exposição de quadrinhos', diz Laerte, homenageado na FIQ

O FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos) começou hoje em Belo Horizonte (MG). A 8ª edição de um dos eventos de quadrinhos mais importantes do país conta com cerca de 85 convidados, sessões de autógrafos, palestras e mesas de discussão até o próximo domingo (17).

O homenageado desta oitava edição é Laerte, cartunista da Folha, que contará com a exposição "Translaerte", um conjunto de instalações interativas espalhadas pela Serraria Souza Pinto, lugar que abriga o festival.

"Nunca vi muito sentido em exposição de quadrinhos, cartum, esses negócios", afirma Laerte à Folha, por telefone. "Não que eu não reconheça o valor ou a beleza de um original, mas não tem muito sentido."

"Quem sugeriu essa linha de jogos foi o Rafael [Coutinho, filho do cartunista, curador da exposição e quadrinista]. Eu não sabia muito o que fazer", diz ele, sobre a interatividade.

Rafael conta que a exposição conta com sete espaços diferentes: um jogo de tabuleiro gigante, totens com três cubos com ilustrações de Laerte que podem ser reorganizados pelo público para ganhar novos significados, um jogo de espelhos em que o visitante conta um segredo para ouvir outro, uma roda da fortuna com mensagens da obra do artista, um software que monta tirinhas inéditas com trechos aleatórios de tiras já publicadas e uma instalação com imagens, textos e esculturas que debatem a sexualidade e as questões de gênero dos seres vivos.

"Fazia muito mais sentido em relação à obra dele, que é cheia de desafios de linguagem, é muito participativa", diz Rafael.

"Não tenho produzido mais piadas, essa coisa com um sentido mais fechado. Então depende muito mais da interpretação do leitor, do que ele acaba construindo", fala Laerte. "Assim você pode acabar com muitos resultados diferentes."

"O nome foi uma sugestão dele", conta Rafael. "A ideia é montar um jogo engraçado com esse momento que ele está vivendo, da transexualidade."

No domingo, último dia da FIQ, o cartunista participa de um debate sobre sua carreira. Para ele, o tema da discussão não é importante, já que está disposto a falar sobre qualquer coisa, desde sua sexualidade à "relação da física com o cinema no século 20".

VISITAS

Além da homenagem, a edição deste ano conta com a participação de cerca de 85 convidados dos mercados de quadrinhos nacional e internacional.

Entre eles estão os americanos Geoff Johns, um dos principais roteiristas da DC Comics --com passagem por revistas do Superman e da Liga da Justiça--, e George Pérez, que já trabalhou nas duas principais editoras de super-heróis americanas e tem um livro --"Mestres Modernos Volume Um: George Pérez"" sobre sua carreira lançado amanhã.

Grandes nomes brasileiros também participam do evento, como os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon, ganhadores do Eisner, principal prêmio de quadrinhos do mundo, Rafael Albuquerque, que ilustra a HQ "Vampiro Americano", da Vertigo, e Will Conrad, ilustrador do "Asa Noturna", para a DC.

8º FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos)
ONDE Serraria Souza Pinto (av. Assis Chateaubriand, 809) - Belo Horizonte
QUANDO de hoje a 17 de novembro
QUANTO entrada gratuita


Endereço da página:

Links no texto: