Folha de S. Paulo


Às vésperas de audiência no Supremo, festival em Fortaleza reúne maiores biógrafos do país

Às vésperas da audiência pública no STF (Supremo Tribunal Federal) que irá debater, nos próximos dias 21 e 22, o tema das biografias não autorizadas, os principais biógrafos do país se reúnem a partir desta quinta (14/11) em Fortaleza, no 1º FIB (Festival Internacional de Biografias).

A articulação para organizar o encontro começou no ano passado. É bem anterior, portanto, ao debate nacional em torno do tema, detonado depois de a Folha revelar, em outubro, que artistas de peso da MPB, reunidos na associação Procure Saber, eram favoráveis à autorização prévia para biografias.

Mas a proximidade com a audiência pública no STF (onde será julgada uma ação de editoras para derrubar o artigo do Código Civil que permite a censura prévia) tornará o festival de Fortaleza um palco para influenciar os ministros da Suprema Corte.

Um dos convidados, o escritor Fernando Morais ("Chatô - O Rei do Brasil", "Olga" e "O Mago", entre outros), cuja palestra abrirá o festival, contou que pretende articular um manifesto a ser enviado aos ministros do STF.

"A feliz coincidência desse encontro com o surgimento do Procure Saber certamente vai concentrar os debates em torno da liberdade de expressão. Eu pretendo sugerir que façamos um pequeno texto resumindo nossa posição e que ele seja enviado aos ministros do Supremo", disse Morais à Folha.

Zanone Fraissat - 21.jun.2013/Folhapress
O escritor Fernando Morais, um dos convidados do festival, que defende que os participantes enviem carta aos ministros do STF
O escritor Fernando Morais, um dos convidados do festival, que defende que os participantes enviem carta aos ministros do STF

Curador da programação literária do FIB e autor de "Marighella - O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo" (biografia do líder guerrilheiro que ganhou o Prêmio Jabuti deste ano na categoria), o jornalista Mário Magalhães defende que a programação não foi concebida com esse propósito.

"O festival não tem intenção de influenciar e não influenciará decisões da Justiça. Embora tenha sido idealizado para, na programação literária, debruçar-se sobre a carpintaria biográfica, é evidente que a controvérsia sobre biografias e censura será um dos focos do evento", disse Magalhães.

O jornalista e pesquisador João Máximo, que também vai a Fortaleza, aposta que é "certo, ou mais que certo, que o assunto vai explodir lá". "Você já viu quem o curador Mário Magalhães convidou para participar? Pelo menos Paulo César de Araujo [biógrafo de Roberto Carlos], Ruy Castro [autor de biografias de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmem Miranda] e eu tivemos livros proibidos (não tem sido muito falado que o do Noel ficou quase oito anos às voltas com advogados e tribunais... e, no entanto, saiu 14 anos antes de as herdeiras entrarem em cena."

Máximo se refere a "Noel Rosa - Uma Biografia", escrita em coautoria com Carlos Didier, barrada na Justiça por ações de herdeiros do compositor e cuja reedição vive um novo impasse.

NADA GANHO

Na visão de participantes, o racha no Procure Saber e o vaivém na posição de artistas do grupo não significa que a causa no Supremo está decidida.

"Não, a questão não está ganha. Alguns dos músicos recuaram porque a postura deles era tão frágil, tão indefensável que não resistiu ao debate público. Mas a discussão permitiu que a sociedade soubesse que os escritores não estão defendendo seu mercado de trabalho, mas o direito da população a se informar sobre a história do Brasil", disse Fernando Morais.

Para Mário Magalhães, "na essência, inexistiu recuo". "Para haver recuo de fato, o grupo Procure Saber e Roberto Carlos precisariam desistir do seu lobby no STF para manter a legislação obscurantista em vigor. E abandonar o lobby no Congresso com que buscam eternizar, de modo disfarçado, a censura a biografias não oficiais."

João Máximo saudou a nova postura dos artistas. "Fã de carteirinha que sou da turma do Procure Saber, permito-me dizer que ela entrou numa furada ao apoiar Roberto Carlos. No meio da história, ainda surgiu a questão do dinheiro, que lhe enfeou a causa, como se, por um bom bocado, se pudesse dizer qualquer coisa sobre qualquer um. O recuo deles foi a atitude mais correta."

CINEMA E SHOWS

Além dos debates, o festival de biografias terá exposição, feira de livros, exibição de cinebiografias e shows musicais (confira abaixo), incluindo apresentação conjunta de Jorge Mautner e Jards Macalé, artistas que já tiveram suas vidas contadas por meio de filmes (Mautner apoiou posições do Procure Saber).

Entre os filmes exibidos está o documentário "Outro Sertão", que trata da atuação do escritor e diplomata Guimarães Rosa e de sua mulher Aracy na Segunda Guerra para salvar judeus do Holocausto. Herdeiros de Rosa impuseram obstáculos à veiculação do longa.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

quinta, 14/11

Programação Literária
16h - A próxima biografia é sempre a melhor
Debatedor: Fernando Morais
Mediador: Paulo Cesar de Araújo

Mostra de cinema
18h - Filme: "Outro Sertão" (Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, 2013), sobre Guimarães Rosa como diplomata na Alemanha, na Segunda Guerra
Debate com as diretoras Adriana Jacobsen, Soraia Vilela e o realizador e professor Diego Hoefel (UFC)

Música
19h - Das veredas de Rosa ao nosso sertão "Lugar do tamanho do mundo" - DJ Renatinha
21h - Transacionais e o país do Carnaval
22h - Farra na Casa Alheia - DJs Guga de Castro e DJ Fuser.
23h - Para Dançar - DJ Renatinha

sexta, 15/11

Programação Literária
16h - Ciência e arte da biografia
Debatedor: Ruy Castro
Mediador: Mário Magalhães

Cinema
18h - Filme: "Jards" (Eryk Rocha, 2013)
Debate com o diretor Eryk Rocha e o realizador Guto Parente

Música
19h - "Chega de Saudade" - Um aplauso à Bossa Nova e a Carmem Miranda - DJ Renatinha
21h - Leite de Rosas e os Alfazemas
22h - Waldick e Belchior Cover
23h - Para Dançar - DJ Renatinha

sábado, 16/11

Programação Literária
10h - No compasso da história: vidas de artistas
Debatedores: Regina Zappa e Humberto Werneck. Mediador: Lucas Figueiredo

16h - De Noel a Roberto: como biografar mitos
Debatedores: João Máximo e Paulo Cesar de Araújo. Mediador: Luiz Fernando Vianna

Cinema
18h30 - Filme: "Jorge Mautner - O filho do Holocausto" (Pedro Bial e Heitor D'Allincourt. 2012)
Debate com o diretor Heitor D'Allincourt e o realizador Armando Praça

Música
19h - Tropicalidades e Marginália -DJ Renatinha
21h - Jorge Mautner e Jards Macalé
23h - Para Dançar - DJ Renatinha

domingo, 17/11

Programação Literária
16h - De Maysa a Bussunda, de Getúlio a Giane: como escolher um personagem
Debatedores: Lira Neto e Guilherme Fiuza. Mediadora: Josélia Aguiar

Cinema
18h - Filme: "A arte do Renascimento - uma cinebiografia de Silvio Tendler" (Noilton Nunes, 2013)
Debate com o diretor Noilton Nunes e o cineasta Sílvio Tendler (mediador: Dellano Rios)

Música
19h - Projeto Microsistem Música de Cabeceira - Homenagem a Maysa e outros finos da bossa -DJ Renatinha
21h - Natasha Farias canta Fausto Nilo
22h - Paula Tesser canta Rita Lee e Tutti Frutti
23h - Para Dançar - DJ Renatinha

FIB - FESTIVAL INTERNACIONAL DE BIOGRAFIAS
QUANDO de 14 a 17 de novembro
ONDE espaço Estoril (rua dos Tabajaras, 359, Praia de Iracema, Fortaleza. Informações pelo tel. 00xx85 3235-4063)
QUANTO grátis (para participar dos debates, deve ser feita a inscrição no site do festival: www.festivaldebiografias.com.br)


Endereço da página:

Links no texto: