Folha de S. Paulo


Lars von Trier toma medida inédita e abre mão do corte final de 'Ninfomaníaca'

O polêmico cineasta dinamarquês Lars von Trier abriu mão do corte final de seu próximo filme, uma medida inédita em sua carreira como diretor autoral. As informações são da revista "The Hollywood Reporter".

Ele deixará outras pessoas montarem a versão final do controverso "Ninfomaníaca", longa que conta as desventuras sexuais de uma mulher ao longo de sua vida.

Um artigo sobre a decisão de Von Trier deve ser publicado na revista "Filmmagasinet Ekko", da Dinamarca, na quarta-feira (13). Segundo a "Hollywood Reporter", no texto, o produtor Peter Aalbaek Jensen diz que a versão final entregue pelo cineasta tinha duração total de 5h30.

Reprodução
Cena de 'Ninfomaníaca', novo filme do cineasta dinamarquês Lars von Trier
Cena de 'Ninfomaníaca', novo filme do cineasta dinamarquês Lars von Trier

No entanto, a versão do filme que estreará em 25 de dezembro nos cinemas dinamarqueses terá apenas quatro horas e será dividida em duas partes de duas horas cada. A previsão de estreia no Brasil é 10 de janeiro (a primeira parte) e março (a segunda).

"A versão mais curta é contra a vontade de Lars, mas ele aceita porque entende os mecanismos de mercado", diz Jensen. "Não há como fazer um filme de mais de US$ 11 milhões [R$ 25 milhões] tão longo. 5 horas e 30 minutos é uma duração tão extrema que reduz radicalmente o valor de mercado [do filme], e os investidores sentiriam que compraram gato por lebre."

Segundo a publicação, Von Trier sequer viu a versão final do filme.

Jensen afirmou também que os cortes foram feitos puramente por razões comerciais e não para eliminar qualquer das várias cenas de sexo explícito do longa. Além disso, os distribuidores de "Ninfomaníaca" terão a liberdade para, dependendo do país em que forem vender o filme, embaçar a imagem em partes que considerem "inaceitáveis".

O filme tem um elenco cheio de estrelas, como Uma Thurman, Charlotte Gainsbourg, Jamie Bell, Christian Slater, Shia LaBeouf, entre outros.


Endereço da página: