Folha de S. Paulo


Análise: Delcio Carvalho foi letrista inspirado e emocionou com sua voz de veludo

Discreto, sereno, Delcio Carvalho será sempre lembrado como o principal parceiro de Dona Ivone Lara. Não é pouco estar à sombra dela, mas não é o suficiente. Excelente compositor e cantor, foi um grande da música brasileira.

O disco em que a riqueza de Delcio está resumida tem significativo título drummondiano: "A Lua e o Conhaque". Foi lançado em 2000 pelo selo CPC-Umes e hoje não deve ser fácil de achar.

Morre sambista Delcio Carvalho, 74, compositor de "Acreditar" e "Sonho Meu"

Ali estão seus dois maiores sucessos feitos com Dona Ivone: "Sonho Meu" (em duo com Zeca Pagodinho) e "Acreditar". Mas também há maravilhas criadas com outros parceiros e que são atemporalmente comoventes, casos de "Quando Essa Paixão me Dominar" e "Velha Embarcação".

Divulgação/delciocarvalho.com.br
O cantor e compositor Délcio Carvalho, morto aos 74 anos
O cantor e compositor Delcio Carvalho, morto aos 74 anos

Como indicam os títulos "Samba do Coração" e "Melancolia", presentes no CD, os versos (e, eventualmente, as melodias) de Delcio pendiam para um travo triste, um reconhecimento de que a vida não é fácil, mas que é preciso suportá-la cantando.

"Olha como a flor se acende/ Quando o dia amanhece/ Minha mágoa se esconde/ A esperança aparece", disse ele nos primeiros versos de "Alvorecer", sucesso de Clara Nunes e uma das mais tocantes composições que assinou com Dona Ivone. Resume seu jeito de pensar e criar.

O letrista inspirado que, espera-se, continuará sendo lembrado torna-se um artista de porte ainda maior quando se ouve sua voz de veludo. Ela emociona nas faixas de "A Lua e o Conhaque" e, também, nas de outros discos que pôde gravar, como "Afinal" (1996) e "Profissão Compositor" (2006).

Neste ano, realizou com o violonista Marcelo Guima o CD "Dois Compassos", contendo sucessos e sambas inéditos seus.

Nos últimos anos, foi devidamente homenageado por expoentes da nova geração, como Casuarina, Roberta Sá e Fabiana Cozza, que gravaram composições suas e o convidaram para participações.

Nascido em Campos, no Norte Fluminense, não seguiu em sua música a tradição dos cantos e sons rurais da região, firmando-se no samba mais lento e romântico.

Delcio morreu na manhã desta terça-feira, aos 74 anos, em consequência de um câncer.

LUIZ FERNANDO VIANNA é coordenador de internet do Instituto Moreira Salles


Endereço da página:

Links no texto: