Folha de S. Paulo


Parlapatões apresentam Molière no Theatro Municipal a preços populares

Não estamos no fim dos anos 1990 nem no início dos anos 2000, mas "O Burguês Fidalgo", de Molière, será apresentado pelos Parlapatões no Theatro Municipal.

Sim, há algo de retrô nesta sessão, realizada para angariar fundos para a Sbat (Sociedade Brasileira de Autores), instituição que deve pelo menos R$ 8 milhões em impostos.

Os Parlapatões no Municipal fazem lembrar o tempo em que grupos experimentais frequentavam esse espaço nobre da cidade. O diretor da companhia, Hugo Possolo, conta que eles estiveram ali pela última vez em 2004, em programação montada pela prefeitura, com o espetáculo "As Nuvens e/ou um Deu$ Chamados Dinheiro".

Lenise Pinheiro/Folhapress
Hugo Possolo e Raul Barreto em cena de
Hugo Possolo e Raul Barreto em cena de "O Burguês Fidalgo"

Depois, a trupe apostou em dois tipos de produção: pequenos espetáculos, para uma sala com cem lugares na praça Roosevelt; e, mais raros, os shows circenses, montados em tendas móveis.

Teatrões acabaram na mão de produções musicais. No caso do Municipal, hoje a casa é dedicada a uma programação com grandes óperas.

"Hoje, muita gente concebe seus espetáculos para palcos pequenos, como se não houvesse mais a chance de ir para lugares grandes como é o Municipal", diz o diretor.

Mas existe diferença? Sim, ele responde. "É emocionante se apresentar lá. Tirando sua pompa, a casa tem uma relação legal com o público e tem um peso histórico", argumenta, relembrando os modernistas que ali realizaram a Semana de 22.

O caráter popular da sessão é reforçado pelo texto. "O Burguês Fidalgo" é uma das comédias mais conhecidas de Molière. Seu enredo se desenvolve em torno de um sujeito que enriquecer e precisa adquirir boas maneiras para conviver com a nobreza.

O texto não é apresentado em sua integridade. Tem cortes e também inserções de piadas que aproximam a história da cultura brasileira. Para o diretor, a peça "permite uma visão sobre um país que vive a fantasia do crescimento sem resolver seus problemas básicos."

O BURGUÊS FIDALGO
QUANDO nesta quarta-feira (13), às 21h
ONDE Theatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 0/xx/11/3397-0327)
QUANTO R$ 15
CLASSIFICAÇÃO 16 anos


Endereço da página: