Folha de S. Paulo


Crítica: Acidente torna aproximações possíveis no filme 'A Ternura'

"A Ternura" é um longa muito simples e de curta duração (78 minutos). É o 11º da diretora francesa Marion Hänsel, um dos nomes mais importantes do cinema da Bélgica, onde está radicada.

Veterana na Mostra Internacional de São Paulo, seus filmes geralmente chegam ao evento sem muito alarde, mas conquistaram um público fiel ao longo dos anos.

O melhor deles é "Se o Vento Levanta a Areia" (2007), filmado no deserto do Saara e presente na programação da 31ª Mostra. Com sua história tocante envolvendo sobrevivência e paternidade, é certamente um filme que merecia maior destaque.

O mais famoso talvez seja "Entre o Inferno e o Profundo Mar Azul" (1995), com Stephen Rea, mas "A Pedreira" (1998) e o documentário "Nuvens" (2001) tiveram seus admiradores por aqui. Como produtora, assinou "O Inferno", longa mais famoso do bósnio Danis Tanovic ("Terra de Ninguém").

Divulgação
Cena de 'A Ternura', de Marion Hänsel
Cena de 'A Ternura', de Marion Hänsel

Em "A Ternura", quem brilha de verdade é a atriz francesa Marilyne Canto, como uma mulher de meia idade que se junta ao ex-marido para socorrer o filho, acidentado durante um passeio de esqui.

Nessa pacata jornada, ela aprende a dirigir um carro moderno, retoma uma certa cumplicidade com o ex-marido, conhece a bela namorada do filho e se diverte um pouquinho com toda a situação (e nós nos divertimos com sua risada gostosa).

No melhor momento, ela dá carona a um marinheiro interpretado por Sergi Lopez, ator cujas breves aparições em filmes diversos costumam ser marcantes. Na despedida, ele deixa um bilhete no para-brisa que provocará nela um tocante sorriso. É um desses momentos que de tão prosaicos pode passar despercebido, mas revela a força de um olhar.

Também está no filme o ótimo ator belga Olivier Gourmet, que o espectador brasileiro se acostumou a ver nos filmes dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne.

A TERNURA
DIREÇÃO Marion Hänsel
PRODUÇÃO Bélgica, França, Alemanha, 2013
ONDE hoje, às 22h, - Espaço Itau de Cinema Augusta (r. Augusta, 1.475, tel. 0/xx/11/3288-6780); amanhã, às 16h - Cine Livraria Cultura 2 (r. Padre João Manoel, 100; tel: 0/XX/11/3285-3696)
AVALIAÇÃO bom


Endereço da página: