Folha de S. Paulo


Yngwie Malmsteen retorna ao Brasil com nova formação

O guitarrista sueco Yngwie J. Malmsteen carrega em seu currículo passagens por bandas como Steeler, Alcatrazz, além do projeto G3 com Steve Vai e Joe Satriani, porém sua carreira solo é admirada pelos fãs brasileiros desde os primeiros discos com vocalistas como Jeff Scott Soto, Joe Lynn Turner, Michael Vescera e Mark Boals.

O músico se apresenta no dia 8 de novembro, no Carioca Club, em São Paulo, com uma formação diferente e sem um vocalista fixo --ele terá a companhia de Bjorn Englen (baixo e vocal), Patrik Johansson (bateria) e Nick Marinovich (teclados e vocal).

"Todos os vocalistas com quem já trabalhei foram excelentes, sem exceção, mas nesta turnê eu queria fazer tudo da minha maneira, sem interferência ou coisas do tipo", revelou Malmsteen em entrevista à Folha.

Além da capital paulista, o guitarrista toca em Curitiba, no Teatro Positivo (7) e em Porto Alegre, na Opinião (9).

Promovendo seu mais recente álbum, "Spellbound", de 2012, o guitarrista fará um repertório extenso e prometeu tirar a má impressão deixada após um incidente ocorrido durante um show na cidade de Porto Alegre, em 2001, onde no meio de seu solo o guitarrista foi vaiado após tocar "Star Spangled Banner", o hino nacional dos Estados Unidos.

"Isto aconteceu há muito tempo atrás e espero que os fãs tenham esquecido este fato, pois eu já esqueci. Prometo um show incendiário desta vez", comentou.

Divulgação
O guitarrista sueco Yngwie J. Malmsteen
O guitarrista sueco Yngwie J. Malmsteen

O músico revelou entusiasmo com a possibilidade de tocar novamente com uma orquestra, assim como no álbum ao vivo "Concerto Suite for Electric Guitar and Orchestra in E flat minor Opus1", de 1998.

"Sempre existe essa possibilidade e é algo de que queria fazer novamente, mas precisaria de produtores interessados para isso. Música clássica é algo que faz parte de minha vida desde sempre", revela. "Meu ídolo é Niccolo Paganini e um dos músicos que sempre quis trabalhar é Johann Sebastian Bach, mas isso seria impossível", explica Yngwie Malmsteen.

Natural de Estocolmo, na Suécia, o guitarrista começou cedo na música fazendo aulas de piano e trompete. Ao assistir um programa de televisão sobre a morte de Jimi Hendrix, o jovem músico resolveu ativar o que estava parado em sua mente.

"Dediquei toda a minha vida para aperfeiçoar a minha capacidade de expressar o que eu sinto sobre a música na guitarra", finaliza.

YNGWIE MALMSTEEN
QUANDO 8 de novembro, às 19h
ONDE Carioca Club (r. Cardeal Arcoverde, 2899, Pinheiros; tel. 0/XX/11/3813-8598)
QUANTO de R$ 90 a R$ 180 (vendas em www.clubedoingresso.com e www.ingressorapido.com.br)
CLASSIFICAÇÃO 16 anos


Endereço da página: