Folha de S. Paulo


'Planeta natal' de Darth Vader na Tunísia deve desaparecer nos próximos anos

O planeta fictício de Tatooine, que serviu como lar para Anakin Skywalker, personagem da saga cinematográfica "Star Wars" que mais tarde se transformaria no vilão Darth Vader, está prestes a desaparecer.

As locações usadas por George Lucas, o criador de "Star Wars" (no Brasil, os filmes também são conhecidos como "Guerra nas Estrelas"), para as filmagens de dois episódios da trama ("A Ameaça Fantasma" e "O Ataque dos Clones"), serão em breve cobertas pelas areias das dunas ao redor.

O local fica na Tunísia e é uma atração turística da região, sendo ponto de visita guiada e chamariz para toda uma rede de hotéis.

Lucasfilm Ltd
Os robôs R2-D2 e C-3PO e os personagens Amidala (Natalie Portman) e Anakin Skywalker (Hayden Christensen) em Tatooine
Os robôs R2-D2 e C-3PO e os personagens Amidala (Natalie Portman) e Anakin Skywalker (Hayden Christensen) em Tatooine

Segundo um estudo de cientistas de diversas nacionalidades, uma das dunas próximas à locação já começou a invadir a área de 10 mil m², e está avançando cerca de 4 centímetros por dia. Isso equivale a 50 metros de areia cobrindo o "planeta" a cada ano.

A perda de Tatooine deve resultar num duro golpe contra a indústria turística da Tunísia, já que as locações de "Star Wars" estão entre as poucas coisas que atraem visitas ao deserto do Saara.

De acordo com informações da emissora CNN, a população local espera que os novos filmes da saga (serão mais três até 2019) sejam filmados por lá.

Quando "A Ameaça Fantasma" e sua sequência foram gravados na Tunísia, geraram mais de 1.500 empregos e injetaram dinheiro na economia da região.


Endereço da página:

Links no texto: