Folha de S. Paulo


Crítica: Caixa de 20 CDs mostra como parceiros renovaram obra de Vinicius

Vinicius de Moraes é um caso raro na MPB. Entregou sua poesia a vários parceiros de perfis diferentes, o que provocou uma constante renovação em sua discografia.

A qualidade ficou garantida pelo talento de quem musicou suas letras, um time que agrupa Baden Powell, Tom Jobim, Toquinho, Chico Buarque, Edu Lobo...

Popular, mas desprezado por acadêmicos, Vinicius de Moraes faria hoje cem anos
Análise: Vinicius poeta deixou a culpa para assumir o erotismo
Página oficial de Vinicius de Moraes ganha hoje uma nova versão
'Black Orpheus' será lançado na Broadway só com atores negros
'Arca de Noé' é relançado com novas vozes

Fetiche para fãs, a caixa "A Bênção, Vinicius - A Arca do Poeta" traz 20 CDs. São 18 reedições de originais que vão da trilha do musical "Orfeu da Conceição", de 1956, ao infantil "Arca de Noé 2", de 1981.

Acervo/Folhapress
A dupla Vinicius de Moraes (esq.) e Toquinho em abril de 1974
A dupla Vinicius de Moraes (esq.) e Toquinho em abril de 1974

Duas coletâneas foram organizadas especialmente para o box. "Pela Luz dos Olhos Teus - Vol. 1" e "Vol. 2" pinçam faixas entre famosas e raras. A seleção tem "Rosa de Hiroshima", com os Secos & Molhados, e "Por Toda a Minha Vida", com Elis Regina e Tom Jobim, como exemplos de gravações facilmente reconhecidas pelo público.

O segundo disco dessa dobradinha fecha com emoção, quando o próprio Vinicius canta com sua voz pequena "Água de Beber", "Lamento do Morro" e "Pela Luz dos Olhos Teus".

Nos álbuns resgatados, há incontestáveis registros que marcaram a MPB, como sua estreia ao lado de Odete Lara, com Baden no violão e Moacir Santos nos arranjos, em 1963.

É um disco que já traz versos que praticamente definem sua filosofia pessoal, como "é melhor ser alegre que ser triste", em "Samba da Bênção",

Para gerações mais novas --e nelas se enquadram quarentões--, sua parceria mais popular foi com Toquinho, e são quatro os discos da dupla na caixa, entre 1974 e 1980. Para quem deseja ouvir "Tarde em Itapuã", "Na Tonga da Mironga do Kabuletê" e outros hinos nostálgicos.

Mas a força do cancioneiro gerado a partir de versos de Vinicius está mesmo nos trabalhos com Tom Jobim --e vale escutar um dos itens mais curiosos do box, a trilha sonora do filme "Garota de Ipanema" (1967)-- e também com Baden Powell.

Se fosse necessário eleger um entre os 20 atraentes CDs do pacote, certamente seria "Os Afro-Sambas de Baden e Vinicius", de 1966.

Inspirados em músicas de candomblé, eles usaram instrumentações simples para texturas sonoras muito ricas. Inovador na época, inimitável até hoje. (THALES DE MENEZES)

A BÊNÇÃO, VINCIUS - A ARCA DO POETA
BOX 20 álbuns com gravações de Vinicius de Moraes
GRAVADORA Universal Music
QUANTO R$ 360 (em média)
AVALIAÇÃO ótimo


Endereço da página:

Links no texto: