Folha de S. Paulo


Dez brasileiros terão obras traduzidas e lançadas pela gigante da internet Amazon

Dez escritores brasileiros conseguiram, de uma tacada só, entrar no maior mercado editorial do mundo e também um dos mais fechados. A gigante Amazon.com deve anunciar na tarde de hoje que lançará, até 2015, traduções para o inglês de autores como Luiz Ruffato, Cristovão Tezza e Sérgio Rodrigues.

A iniciativa prevê a publicação de obras em formato digital, em livro impresso e em audiobook. As obras sairão com o selo AmazonCrossing, dedicado a traduções literárias desde 2010.

Curador da Feira de Frankfurt rebate acusação de 'nepotismo' de Paulo Coelho

A decisão de lançar um conjunto de títulos brasileiros está associada à homenagem ao país promovida pela Feira do Livro de Frankfurt, encerrada anteontem. A seleção foi feita por meio de consulta a agentes e críticos.

"O Brasil é pouco representado no mercado internacional. Enxergamos nessa ausência uma grande oportunidade", disse à Folha, em Frankfurt, a gerente editorial da AmazonCrossing, Gabriella Page-Fort.

Os primeiros lançamentos da série sairão no mês que vem, só para a plataforma Kindle (disponível para os leitores digitais de mesmo nome ou celulares e computadores). Serão coletâneas de contos das escritoras Ivana Arruda Leite, Ana Paula Maia e Paloma Vidal.

Outras antologias de histórias breves, de Tércia Montenegro e Claudia Lage, saem no início de 2014 e de 2015.

Além dos volumes de contos, cinco romances foram contratados. Um deles é o livro "Eles Eram Muitos Cavalos", obra do escritor brasileiro mais comentado na feira alemã, Luiz Ruffato.

Publicado em oito países, e com nova edição lançada esta semana pela Companhia das Letras, o romance, de 2001, sairá no segundo semestre do ano que vem, em papel, áudio e digital.

"O nome de Ruffato tinha sido indicado por 11 de 12 pessoas que havíamos consultado", acrescenta Page-Fort, que trabalha na sede da Amazon, em Seattle.

Claudia Lage, Eliane Brum e Sérgio Rodrigues tiveram traduções de extratos de suas obras publicados no volume 4 da "Machado de Assis Magazine", revista da Biblioteca Nacional criada para promover a literatura do país no exterior. Os jornalistas e escritores Rodrigues e Brum terão traduzidos, respectivamente, seus romances "Elza, a Garota" e "Uma Duas".

BARREIRA

"Minha obra já saiu em diversos idiomas, mas o inglês sempre foi uma barreira intransponível", diz o escritor Cristovão Tezza, em Frankfurt, que negociou com a AmazonCrossing seu romance "Breve Espaço entre Cor e Sombra", sobre um artista plástico incompreendido.

"O mercado editorial americano é famoso por ter apenas 3% de traduções de outros idiomas. Queremos ajudar a mudar este quadro", afirma a editora do selo, Sarah Jane Gunter.

Segundo Gunter, esta é a segunda vez que a AmazonCrossing lança obras de um país homenageado em Frankfurt. "Já havíamos feito uma série de livros islandeses, depois que o país foi celebrado na feira, em 2011. Três destas obras chegaram aos dez mais vendidos da Loja Kindle."

Dos dez autores selecionados, uma delas estreou na literatura usando uma plataforma de autopublicação da Amazon, a Kindle Direct Publishing (KDP). Trata-se de Josy Stoque, pseudônimo da paulista Josimari Stoque Alcantara, 30.

Dessa escritora será lançado o livro "Marcada a Fogo" (2010), primeiro tomo do conjunto de sagas místicas "Os Qu4tro Elementos".

"Ao escolher os livros não avaliamos se são ou não comerciais", acrescenta Page-Fort. "O que é comercial em um país muitas vezes não é em outro. O nosso critério era: quais livros poderiam trazer algo de realmente novo".

*

Veja os outros brasileiros que serão publicados pela Amazon:

Tércia Montenegro

Escritora, professora e fotógrafa nascida em Fortaleza (CE), é autora do livro de contos "O Vendedor de Judas" (prêmio Funarte; Demócrito Rocha, 2011) e do romance "Instruções para Beijar" (7 Letras, 2010), entre outros

Claudia Lage

Coautora da novela "Lado a Lado", da Globo, com João Ximenes Braga, lançou, pela Record, livros como "A Pequena Morte e Outras Naturezas" (2000) e a coletânea de crônicas "Labirinto da Palavra" (2013)

Josy Stoque

É publicitária e escritora. Entre suas obras estão a quadrilogia mística "Os Qu4tro Elementos" e o romance épico "Estrela - Em Busca do Amor Eterno" (2013), lançado na Amazon


Endereço da página:

Links no texto: