Folha de S. Paulo


Apresentador do programa 'That Metal Show' será mestre de cerimônia do Monsters of Rock

O apresentador Eddie Trunk, do programa "That Metal Show", no VH1, vem ao Brasil pela primeira vez e como convidado para apresentar o festival "Monsters of Rock", que acontece nos próximos dias 19 e 20 de outubro, em São Paulo, na Arena Anhembi.

Em entrevista à Folha, Trunk disse que sua visita é um "agradecimento aos fãs brasileiros, que entram em contato com ele quase diariamente pela internet".

Trunk é um especialista em música, especificamente em heavy metal e hard rock, rádio, bandas, cantores, além de ser considerado pela mídia especializada como um dos mais conceituados críticos destes gêneros musicais na atualidade.

Em 2011, ele lançou o livro "Eddie Trunk's Essential Hard Rock and Heavy Metal", no qual lista suas bandas e álbuns favoritos e vários contos do rock e as figuras mais icônicas do metal.

Divulgação
Da esq. à direita., Jim Florentine, Eddie Trunk e Don Jamieson, apresentadores do programa 'That Metal Show', no VH1
Da esq. à direita., Jim Florentine, Eddie Trunk e Don Jamieson, apresentadores do programa 'That Metal Show', no VH1

Trunk apresentará todas as bandas do festival. Ele conta que é o Aerosmith é a que mais quer assistir no Monsters of Rock.

"Eu tinha pôsteres deles no meu quarto, além de todos os álbuns em vinil. Eles continuam excelentes ao vivo, já que assisti a uma apresentação deles no ano passado e posso garantir que a apresentação continua muito boa", revelou.

*

Folha - Como é para você vir ao Brasil pela primeira vez e como mestre de cerimônia do festival "Monsters of Rock"?
Eddie Trunk - Visitar o Brasil finalmente será incrível, especialmente para mim, já que é a primeira vez que tenho a oportunidade de ir ao seu país. Digamos que isso é uma forma de agradecimento aos fãs brasileiros do "That Metal Show", que entram em contato quase que diariamente comigo falando sobre ir a São Paulo. Conheço quase todos os músicos das bandas que vão se apresentar no festival e, depois de acompanhar a divulgação do line-up oficial, vi que seria uma boa oportunidade. Os produtores entraram em contato comigo e disseram que queriam fazer isto, então aqui estamos.

Quais bandas do "Monsters of Rock" você mais quer assistir?
Sem dúvida nenhuma o Aerosmith, pois eles são meus heróis desde os anos 70, quando ainda era uma criança. Eu tinha pôsteres deles no meu quarto, além de todos os álbuns em vinil. Eles continuam excelentes ao vivo, já que assisti uma apresentação deles no ano passado e posso garantir que o show continua muito bom. É claro que as bandas dos anos 80 que vão tocar no festival são muito boas, mas, como sou contemporâneo deles e cresci junto na indústria musical, acabei tendo uma relação diferente e de respeito com todos os músicos.

Além do Sepultura, o que você conhece do heavy metal no Brasil?
Sinceramente, fora o Sepultura não conheço muito sobre as bandas brasileiras. É claro que sei que existem muitos grupos emergentes e uma cena grande, principalmente em São Paulo, onde as pessoas são apaixonadas por rock e metal. Um dos motivos de minha visita é também conhecer sobre a cena local e descobrir novos lugares e espero que meus amigos do Brasil mostrem a boa música de vocês.

Vamos voltar para o começo de sua carreira. Quando você decidiu que queria trabalhar com jornalismo musical?
Há muitos anos atrás quando eu estava na escola decidi que queria trabalhar com música de alguma maneira. Sempre estive envolvido com bandas e quando tentei tocar algum instrumento vi que não tinha habilidade suficiente para isso. Eu tive aulas de bateria durante um bom tempo, mas não tinha paciência para tocar, pois queria aprender logo todas as técnicas e músicas. Após esse período, comecei a escrever artigos sobre música e então entrei para o rádio onde estou até hoje e na televisão desde 2002. Vi que podia contribuir com a cena de alguma maneira, em gravadoras, programas de rádio ou apenas divulgando no "That Metal Show" na TV.

E como você vê a mídia musical nos dias atuais?
Ao contrário de antigamente, hoje em dia é muito mais fácil você escrever ou trabalhar com música graças à internet, mas, é claro que primeiro você tem que conquistar o respeito dos seus leitores e ouvintes. Quando os fãs Metal assistem o "That Metal Show" e percebem que são três pessoas que realmente conhecem sobre o assunto e o estilo de que eles gostam, além de perguntarem coisas diferentes do usual para os convidados eles respeitam e dão audiência e divulgar o seu trabalho. Na grande mídia, você não vê perguntas específicas, apenas o trivial e é o que acontece normalmente. O complicado hoje em dia é tentar mostrar que você conhece mesmo do assunto e do entrevistado e tentar mudar o conceito básico que todos têm sobre as bandas.

Para você, qual a principal diferença entre o metal dos anos 80 e o atual?
A principal diferença, em minha opinião, pelo menos nos Estados Unidos, é o fato de que a MTV era muito forte nos anos 80. Eles passavam videoclipes, entrevistas, apresentações ao vivo, 24 horas por dia, e as gravadoras usavam muito esse artifício como chamariz de divulgação. Hoje em dia as bandas têm que tocar ao vivo para ganhar algum dinheiro, o que é correto, pois os álbuns não vendem mais como antigamente. Porém todo mundo tem feito turnês grandes demais e tocado no mesmo local duas vezes por ano, e isso atrapalha os fãs em geral.

Para você qual banda define o que é o heavy metal?
Sem dúvida nenhuma é o Black Sabbath. Eles começaram com tudo e são os criadores deste estilo desde o seu álbum de estreia. A imagem que eles tinham, além da música muito pesada e criativa deles, motivou inúmeras outras bandas. Para mim, certamente o Black Sabbath é o pai do heavy metal no mundo.

Por quê você acha que o "That Metal Show" tem tanto sucesso fora dos EUA?
Essa é uma boa pergunta. Nós não sabíamos que o programa tinha audiência fora dos Estados Unidos simplesmente porque o nosso canal não nos avisou que ia ser transmitido em outros países. Soubemos do sucesso por causa das mensagens que recebemos dos fãs em todo mundo, inclusive do Brasil. É incrível que tenha tantas pessoas assistindo nosso programa e fico feliz com isso.

MONSTERS OF ROCK
QUANDO 19 e 20 de outubro de 2013
ONDE Arena Anhembi (av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo)
VENDAS ONLINE www.livepass.com.br
Line-up 19/10: Slipknot, Korn, Limp Bizkit, Killswitch Engage, Hatebreed, Gojira e Hellyeah.
Line-up 20/10: Aerosmith, Whitesnake, Ratt, Queensrÿche, Buckcherry, Dokken e Dr.Sin.


Endereço da página:

Links no texto: